Últimas notícias:

Loading...

Livro em HQ conta a história do futebol feminino de várzea

“Minas da Várzea” é o primeiro livro-reportagem da Agência Mural

Por: Redação
Ilustração da história em quadrinho "Minas da Várzea"
Crédito: Agência MuralHQ “Minas da Várzea”

A Agência Mural, primeira agência de notícias sobre as periferias de São Paulo, criou uma campanha de financiamento coletivo para viabilizar o lançamento de seu primeiro livro-reportagem: o “Minas da Várzea”, uma HQ que aborda o futebol feminino de várzea.

Para produzir o livro, a equipe foi até o distrito de Parelheiros, no extremo sul da capital paulista, em direção à aldeia indígena do povo Guarani Mbya e ao campo de terra laranja de Vargem Grande, bairro construído dentro de uma cratera formada por um corpo celeste há milhões de anos.

As repórteres Priscila Pacheco e Luana Nunes, correspondentes do Grajaú e Parelheiros, ouviram histórias das meninas que não largam a bola. Os desenhistas Alexandre De Maio e Magno Borges também participaram das entrevistas para ajudar a contar todos os detalhes em quadrinhos.

O livro conta a história e as dificuldades vividas pelas jovens da periferia para jogar futebol. “Às vezes o dinheiro não dá para pagar a tarifa do ônibus – e aí como faz para participar do campeonato longe de casa? O tempo para treinar é escasso – afinal, tem o horário de trabalho e a distância. Há também quem pegue emprestado o uniforme do time masculino”, ressalta a agência.

“Minas da Várzea” será lançado durante a Comic Con 2018. A Agência Mural estará no “Artists’ Alley” durante os dias 6, 7, 8 e 9 de dezembro. Também haverá uma festa de pré-lançamento no dia 5 do mesmo mês, em um evento no centro de São Paulo, onde o público poderá retirar seu exemplar e ainda ganhar um autógrafo.

Para colaborar com o financiamento do livro, clique neste link.

Compartilhe: