Livro que explica porque Bolsonaro merece confiança é ‘pegadinha’

A publicação tem 190 páginas, sendo apenas duas de texto e as demais em branco

Por: Redação | Comunicar erro

O livro “Por que Bolsonaro merece respeito, confiança e dignidade” está dando o que falar. Definido pelo autor, Willyam Thums, como um “livro sátira”, ele tem 190 páginas, sendo apenas duas de texto e as demais em branco. Atualmente esgotado, o livro tem como preço de venda R$ 39,64.

Crédito: Agência BrasilLivro sobre Bolsonaro é a pegadinha do ano

O título está disponível para venda desde 19 de março e consta como bem avaliado por quem o procura – tem quatro de cinco estrelas.

No site da Amazon as recomendações foram diversas. Uns apoiaram e entraram na brincadeira, outros se sentiram lesados. Após a repercussão, o site adicionou a descrição do livro que se trata de uma sátira e que 188 paginas estão em branco.

Um internauta que se apresenta como Jony Marcos foi irônico. Em seu comentário, debocha do presidente Jair Bolsonaro (PSL). “Sem dúvida está é uma obra obrigatória para entendermos o momento atual da política brasileira. É um livro profundo e amplo”, diz Marcos. “O autor adentra com primor ímpar nos elementos da personalidade, habilidade e inteligência do líder máximo da nação. Por meio de seus escritos, o autor brilhantemente consegue traduzir o nível cognitivo e a habilidade política de nosso presidente. Deve ser candidato ao prêmio Jabuti. Livro do Ano.”

Crédito: ReproduçãoLivro que explica porque Bolsonaro merece confiança é ‘pegadinha’

Mas uma outra leitora não gostou da brincadeira. Para Simone, a Amazon cobra um preço muito alto para o que entendeu ser um protesto do autor. “Duas páginas escritas e o restante em branco. Apesar de acreditar ser interessante esse tipo de intervenção, não achei correto cobrar esse valor para um livro que não tem conteúdo”, escreve ela, que chamou a situação de “brincadeira sem graça”. “Não sou partidária da persona, mote do livro, mas sou pesquisadora, dessa maneira, faz-se necessário explicar ao comprador-leitor o que esperar do livro. Se o livro propõe um protesto, que até acho justo, que avise o leitor ou que seja disponibilizado gratuitamente”.

“O livro resume com coerência e coesão adi miráveis  a personalidade complexa do presidente. Uma obra essencial para compreendermos o momento político brasileiro”, afirmou outro leitor que não se identificou.

“Excelente. Todo eleitor do Bolsonaro deve comprar. Leitura obrigatória”, comentou Walter no site da Amazon.

Já um leitor chamado Lincoln afirmou: “Livro de 190 páginas com apenas 2 páginas de texto e o resto em branco. Ironia política do autor, usando e enganando o leitor. Foi adquirido para pesquisa de doutorado onde, ao contrário desse autor, se busca ver os dois lados, mesmo não sendo apoiador de Bolsonaro. Não compre”.

Outra internauta, chamada Teresa Pratt, criticou quem não entendeu o protesto. “Não adianta reclamar, assim como não souberam pesquisar antes de votar também não souberam antes de comprar”.

O autor

O autor da obra, Willyam Thums, confirma que o livro é um protesto. Segundo seu perfil no Facebook, o rapaz, nascido em Porto Alegre, é bolsista na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

“O livro é um protesto, sim. Ele tem cerca de 190 páginas em branco. Tem uma breve introdução e depois a resposta que fica à pergunta-título são dezenas de folhas em branco”, explica. “A ideia é realmente não dar nenhuma resposta, já que não ache que Bolsonaro mereça coisa alguma. Isso força o leitor a criar sua própria resposta, refletindo sobre o tal merecimento”, afirmou o autor para a Veja São Paulo.

1 / 8
1
04:53
Netflix e KondZilla lançam ‘Sintonia’, da periferia para o mundo
KondZilla tem razão quando afirma: "A favela venceu". “Sintonia”, a nova série da Netflix, prova isso. A ideia original é dele …
2
04:21
Sinais que indicam problemas no estômago
Ter tosse seca pode ser um sinal que o seu estômago não vai muito bem. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …
3
03:43
O estrago de Frota é maior que o Bolsonaro poderia acreditar
Após ser expulso do PSL, o deputado federal Alexandre Frota confirmou sua filiação ao PSDB, partido de João Doria, governador …
4
03:03
Câmara aprova projeto de lei sobre abuso de autoridade
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que define quais situações configuram abuso de autoridade. Agora, o texto …
5
04:07
Um pedido de desculpas à Angela Merkel pelas ofensas de Bolsonaro
Depois de dizer a um repórter que ele deveria fazer cocô dia sim, dia não para preservar o meio ambiente, …
6
03:26
Mortes provocadas pelo fim dos radares deveriam ter nome de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro determinou nesta quinta-feira, 15, a suspensão dos radares de fiscalização de velocidade móveis em rodovias federais …
7
04:56
‘Risk’, na Netflix, vaza a imagem não autorizada de Julian Assange
Será que, em um ato de coragem, você arriscaria sua própria liberdade para trazer à tona realidades que manipulam a …
8
07:44
Saiba tudo sobre os métodos anticoncepcionais
Prevenção é essencial quando o assunto é relação sexual. Hoje, há outros modos de prevenção que vão além da pílula e …