Livro que explica porque Bolsonaro merece confiança é ‘pegadinha’

A publicação tem 190 páginas, sendo apenas duas de texto e as demais em branco

Por: Redação

O livro “Por que Bolsonaro merece respeito, confiança e dignidade” está dando o que falar. Definido pelo autor, Willyam Thums, como um “livro sátira”, ele tem 190 páginas, sendo apenas duas de texto e as demais em branco. Atualmente esgotado, o livro tem como preço de venda R$ 39,64.

Crédito: Agência BrasilLivro sobre Bolsonaro é a pegadinha do ano

O título está disponível para venda desde 19 de março e consta como bem avaliado por quem o procura – tem quatro de cinco estrelas.

No site da Amazon as recomendações foram diversas. Uns apoiaram e entraram na brincadeira, outros se sentiram lesados. Após a repercussão, o site adicionou a descrição do livro que se trata de uma sátira e que 188 paginas estão em branco.

Um internauta que se apresenta como Jony Marcos foi irônico. Em seu comentário, debocha do presidente Jair Bolsonaro (PSL). “Sem dúvida está é uma obra obrigatória para entendermos o momento atual da política brasileira. É um livro profundo e amplo”, diz Marcos. “O autor adentra com primor ímpar nos elementos da personalidade, habilidade e inteligência do líder máximo da nação. Por meio de seus escritos, o autor brilhantemente consegue traduzir o nível cognitivo e a habilidade política de nosso presidente. Deve ser candidato ao prêmio Jabuti. Livro do Ano.”

Crédito: ReproduçãoLivro que explica porque Bolsonaro merece confiança é ‘pegadinha’

Mas uma outra leitora não gostou da brincadeira. Para Simone, a Amazon cobra um preço muito alto para o que entendeu ser um protesto do autor. “Duas páginas escritas e o restante em branco. Apesar de acreditar ser interessante esse tipo de intervenção, não achei correto cobrar esse valor para um livro que não tem conteúdo”, escreve ela, que chamou a situação de “brincadeira sem graça”. “Não sou partidária da persona, mote do livro, mas sou pesquisadora, dessa maneira, faz-se necessário explicar ao comprador-leitor o que esperar do livro. Se o livro propõe um protesto, que até acho justo, que avise o leitor ou que seja disponibilizado gratuitamente”.

“O livro resume com coerência e coesão adi miráveis  a personalidade complexa do presidente. Uma obra essencial para compreendermos o momento político brasileiro”, afirmou outro leitor que não se identificou.

“Excelente. Todo eleitor do Bolsonaro deve comprar. Leitura obrigatória”, comentou Walter no site da Amazon.

Já um leitor chamado Lincoln afirmou: “Livro de 190 páginas com apenas 2 páginas de texto e o resto em branco. Ironia política do autor, usando e enganando o leitor. Foi adquirido para pesquisa de doutorado onde, ao contrário desse autor, se busca ver os dois lados, mesmo não sendo apoiador de Bolsonaro. Não compre”.

Outra internauta, chamada Teresa Pratt, criticou quem não entendeu o protesto. “Não adianta reclamar, assim como não souberam pesquisar antes de votar também não souberam antes de comprar”.

O autor

O autor da obra, Willyam Thums, confirma que o livro é um protesto. Segundo seu perfil no Facebook, o rapaz, nascido em Porto Alegre, é bolsista na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

“O livro é um protesto, sim. Ele tem cerca de 190 páginas em branco. Tem uma breve introdução e depois a resposta que fica à pergunta-título são dezenas de folhas em branco”, explica. “A ideia é realmente não dar nenhuma resposta, já que não ache que Bolsonaro mereça coisa alguma. Isso força o leitor a criar sua própria resposta, refletindo sobre o tal merecimento”, afirmou o autor para a Veja São Paulo.

1
Chuva forte deixa São Paulo debaixo d’água
A chuva que começou ontem não deu sinal de trégua e fez São Paulo amanhecer debaixo d’água nesta segunda-feira, 10. …
2
Coronavírus: aviões da FAB vão retirar brasileiros de Wuhan, na China
Dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) decolaram nesta quarta-feira, 5, em direção a Wuhan, na China, para retirar os …
3
BBB20: Mulheres decidem o destino de Pétrix Barbosa
A união das mulheres  decidiu o destino de Pétrix não apenas no Big Brother Brasil 20, mas também fora da …
4
Damares Alves: abstinência sexual, protesto e contradição?
Por que este grupo de mulheres deu as costas para a ministra Damares Alves enquanto ela defendia sua política de …
5
Bolsonaro e a demissão do secretário que viajou com jato da FAB
O presidente Jair Bolsonaro anunciou em sua conta no Twitter que vai tornar sem efeito a nomeação de José Vicente …
6
Visibilidade trans: a história de Thais de Azevedo
O que é violência para você? Para Thais de Azevedo essa pergunta resume uma trajetória de vida. Como mulher trans, …
7
Qual o impacto do feminismo na periferia ? Luana Hansen dá a letra
Dj, MC e produtora musical, Luana Hansen fez e faz história no movimento hip hop há, pelo menos, duas décadas. …
8
Brumadinho: relatos lembram a maior tragédia socioambiental do Brasil
Há um ano, a cidade de Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte (MG) viveria um pesadelo difícil de ser esquecido.Era …