Livro revela crueldades na produção de programas de vida selvagem

Em um novo livro. o cineasta e professor da Escola de Comunicação da American University, Chris Palmer, acusa as redes de televisão por não colocarem temas como preservação, educação e bem-estar animal na frente de seus interesses em lucros e audiência.

Cineasta relatou crueldade com animais

Segundo a reportagem, o livro intitulado “Confessions of a Wildlife Filmmaker: The Challenges of Staying Honest in an Industry Where Ratings Are King” (que pode ser traduzido como “Confissões de um cinegrafista de vida selvagem: os desafios de permanecer honesto em uma indústria guiada pelos níveis de audiência”) é altamente recomendado. “Por muito tempo temos visto repetidos exemplos de programas de TV terrivelmente ruins, que apresentam horríveis abusos contra animais não humanos, e isso tem que parar. Esse livro irá ajudar o público, nesse sentido, e também chocá-lo”, diz o repórter Marc Bekoff. As informações são do The Dodo.

Na sua obra, Palmer diz que o estado da indústria de filmagens da vida selvagem piora a cada ano, e argumenta que é tempo da mesma mover-se em uma direção mais ética. Canais como Animal Planet, Discovery, National Geographic e History Channel devem fazer melhor o seu trabalho. “É a hora dos espectadores e cineastas fazerem esse trabalho juntos”, diz ele.

Ele explica que o cinema e a televisão são importantes ferramentas que a sociedade tem para proteger os animais e encorajar a preservação. O seu primeiro livro, “Shooting in the Wild”, publicado em 2010, mostrou o que há por trás das cenas dos filmes de vida selvagem, expondo uma indústria prejudicada pelo sensacionalismo, pela falsidade e, não raramente, abuso aos animais. Assim, emissoras e cineastas estariam fazendo mais o mal do que o bem ao trabalhar com o objetivo de capturar imagens dramáticas e alcançar níveis mais altos de audiência em detrimento dos animais e de seus comportamentos verdadeiramente naturais.

Confira o final dessa história e veja outras notícias inspiradoras sobre animais na ANDA (Agência de Notícias de Direitos Animais).

Em parceria com ANDA

Agência de Notícias de Direitos Animais e maior portal de notícias sobre animais do mundo.