Madeireiros invadem terra indígena de Arara no Pará

Área é bem preservada e concentra um número grande de árvores nobres

Por: Redação | Comunicar erro

Madeireiros invadiram a terra indígena de Arara, nos municípios de Uruará e Medicilândia, no Pará. Moradores temem o risco de conflito entre índios em invasores.

De acordo com informações da Fundação Nacional do Índio (Funai) publicadas no G1, a intenção do grupo é extrai madeira ilegalmente e ocupar o espaço com demarcação de lotes. A instituição está acompanhando a situação de perto.

A região é vizinha a Altamira, onde está sendo construída a hidroelétrica de Belo Monte. O interesse pela invasão não é recente, várias tentativas foram registradas nos últimos meses, principalmente por se tratar de um espaço de floresta bem preservada e concentrar um volume grande de madeiras nobres.

Tribo indígena tem suas terras invadidas por madeireiros no Pará.
Crédito: IstockTerra indígena é invadida por madeiros no Pará.

A área total da reserva é de  274.010 hectares e abriga 298 indígenas. Ainda segundo a instituição que cuida das questões indígenas, Arara teve seus limites homologados por um decreto em dezembro de 1991, durante a gestão do presidente Fernando Collor.

No início da semana o presidente Jair Bolsonaro (PSL) assinou um decreto que enfraquece Funai, passando para o Ministério da Agricultura a responsabilidade de identificar, delimitar e demarcar terras indígenas e quilombolas.

Compartilhe:

1 / 8
1
08:30
Intercept: os principais pontos do depoimento de Moro no Senado
O ministro da Justiça, Sergio Moro, prestou esclarecimentos em audiência na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça do Senado) sobre …
2
04:04
E se Carlos Bolsonaro fosse gay?
O ex-deputado Jean Wyllys fez uma série de posts em sua rede social apontando que Carlos Bolsonaro, o filho 02 …
3
03:02
Empresas usaram disparos no WhatsApp durante eleição de Bolsonaro
Uma reportagem publicada pela Folha de S. Paulo mostra que empresas brasileiras contrataram uma agência de marketing na Espanha para …
4
01:49
Senado diz não e derruba o decreto de armas de Bolsonaro
O Senado votou na terça-feira, 18, o parecer que pede pela suspensão dos decretos que flexibilizam o porte e a …
5
03:54
Bancada do PSL passa vergonha ao convocar e desconvocar Glen Greenwald
O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) apresentou na quarta-feira, dia 12, um requerimento na Comissão de Segurança Pública da Câmara …
6
03:48
O melhor jornal do mundo faz a pior reportagem para Bolsonaro
Essa é a pior reportagem já publicada num jornal estrangeiro contra Jair Bolsonaro. Por dois motivos: saiu no mais importante …
7
03:47
A estranha conexão entre o caso Najila Trindade e Sérgio Moro
O jornalista Gilberto Dimenstein publicou em sua coluna no site Catraca Livre um texto em que conecta dois casos de …
8
03:04
Entendas os possíveis impactos do vazamento das mensagens de Moro
O site The Intercept Brasil divulgou trechos de mensagens trocadas entre o então juiz Sérgio Moro, atual ministro da Justiça, …