Mãe acusa Palmeiras de discriminar e humilhar filha deficiente

O clube queria que Luiza Baú deixasse de praticar aulas de Iôga por ter uma deficiência cognitiva

Por: Redação | Comunicar erro

A Mãe de Luiza Baú acusa o Palmeiras de discriminar e humilhar filha deficiente cognitiva dentro do clube. “O que vocês estão fazendo aqui é ajudando as pessoas que são intolerantes a continuar sendo intolerantes, é isso que vocês estão fazendo, reforçando essa sensação de que a gente tem que excluir quem é deficiente”, disse a mãe, Silvia Carneiro para uma coordenadora, uma assistente social e um advogado do Palmeiras, segundo informações do portal Uol.

Crédito: Istock/kieferpixMãe acusa Palmeiras de discriminar e humilhar filha deficiente

Silvia relata que ela e a filha foram constrangidas e coagidas pelos funcionários do clube em uma sala da sede social durante 48 minutos de reunião, convocada pela coordenação com objetivo de convidar Luiza a se retirar das aulas de ioga.

“Foi desgastante. Desrespeitoso. Preconceituoso. Humilhante. Desumano”, disse a mãe para o UOL, além completou: “Jamais imaginei que teria um advogado e uma assistente social, aquele quadro de funcionários juntos a postos para falar comigo e com a Luiza. O advogado chegou armado da lei de inclusão, que ele falava que ‘não era bem assim’. Foi uma conversa que achei bastante destemperada, com comentários”, relatou.

Segundo o portal o Palmeiras negou que queria tirar Luiza da ioga para atender a reclamações de outros sócios, mesmo Silva tendo gravado a reunião onde essa situação foi exposta para ela. Veja a transcrição aqui.

A reunião aconteceu em 8 de fevereiro, mas a Silvia só quis revelar o caso agora. Ela disse ao UOL que não pretende entrar com processo contra o clube. “Gostaria de receber um pedido de desculpa. Eu não quero mais ficar calada perante o que é injusto. Sei reconhecer o que está certo e o que está errado, e as pessoas tratam a gente mal quando a gente exige direitos. Se essa situação não se repetir mais com ninguém, e eles (funcionários do Palmeiras) reconhecerem que estão errados, já é o suficiente”, afirmou.

Segundo a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Silvia poderia recorrer judicialmente pela conduta adotada pelo Palmeiras.

“Se a Silvia procurasse a Justiça, com certeza haveria a possibilidade de manejar alguma ação indenizatória por danos morais e no âmbito criminal também talvez uma ação ligada especificamente ao crime de discriminação, como diz a lei. Não é considerado mais como um mero desfavor do cotidiano, mas sim algo grave que abala diretamente a honra, a moral, até o trato dela com a filha, a relação familiar. Ela tem totais possibilidades de procurar um advogado ou a defensoria pública para ir atrás desses direitos”, explicou para o UOL, Lucas Nowill, advogado da Apae.

1 / 8
1
01:33
Milícias digitais perseguem MBL após críticas a Bolsonaro
O MBL (Movimento Brasil Livre) deixou de ser aliado para se tornar o novo alvo das milícias digitais pró-Bolsonaro. O …
2
03:41
Manifestação releva descompasso entre o Bolsonaro e a direita
A manifestação marcada para o próximo domingo, dia 26, aparentemente, gerou um desequilíbrio entre os grupos de direita apoiadores do …
3
01:29
Barragem da Vale em Barão de Cocais pode romper a qualquer hora
A barragem da mina do Gongo Soco, localizada em Barão de Cocais, em Minas Gerais pode romper a qualquer momento. …
4
03:36
A mentira do “Sistema” que dificultaria o governo de Bolsonaro
Em uma mensagem divulgada pelo Whatapps na última semana, Bolsonaro disse que o Brasil é "ingovernável" sem "conchavos" e destacou …
5
02:18
Entenda a balbúrdia de Bolsonaro com as manifestações de rua
Um manifestação em apoio ao governo de Jair Bolsonaro e de sua agenda de reformas está marcada para o próximo …
6
04:17
Estadão, Folha e O Globo apontam possível queda de Bolsonaro
Os jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo e O Globo - de maior circulação no país - …
7
04:56
Maconha e nudez usadas no WhatsApp contra universidades
Entenda como o pensamento de Olavo de Carvalho, guru de Jair Bolsonaro, impactou e instaurou uma crise generalizada em uma …
8
03:22
Teoria da conspiração associa facada em Bolsonaro ao filho Carlos
Teorias conspiratórias são, por definição, baseadas na irrealidade. Em alguns casos, em loucura. Mas uma em especial tem ganhado destaque …