Mãe cria petição e obtém vitória para pessoas com deficiência

Por Change.org

Por: Change.org (Oficial) | Comunicar erro

O Senado aprovou em abril um projeto de lei que define 19 de setembro como o Dia Nacional do Teatro Acessível. Esta vitória só aconteceu graças à Daniela Duarty, moradora de Belém, no Pará, que criou um abaixo-assinado na Change.org exigindo a aprovação. Ela elaborou a mobilização inspirada na história da filha, que é deficiente visual.

Clique para ler a petição: www.change.org/TeatroAcessível

Mãe de Estefany, que tem 11 anos e é cega, Daniela relata no abaixo-assinado a experiência emocionante de ir com sua filha pela primeira vez em uma peça de teatro com audiodescrição. A vitória da campanha é um marco histórico para o acesso de pessoas com deficiência à cultura no Brasil.

Daniela e sua filha, Estefany: mãe abraçou campanha por teatro com acessibilidade para pessoas com deficiência 

“É fundamental que mais peças de teatro sejam acessíveis. Imagina como seria se realmente todas as pessoas – com ou sem deficiência – pudessem usufruir do teatro?”, contou Daniela na mobilização.

Em conjunto com a organização não-governamental Escola de Gente e com o apoio de artistas como Tatá Werneck e Tiago Abravanel, a mãe de Estefany abraçou a campanha pelos espetáculos acessíveis para todas as pessoas com deficiência. Agora, falta só a assinatura do presidente da República para que a lei entre em vigor.

A petição atingiu mais de 20 mil assinaturas e foi iniciada em 2015. Ela sensibilizou muitas pessoas com deficiência, que defenderam nos comentários o acesso à cultura para todos, como contou Claudemir Chini. “Sou deficiente e sei muito bem o que é viver sem acessibilidade”, desabafou.

Assim, a criação do dia comemorativo com foco na acessibilidade para pessoas com deficiência vai permitir que práticas inclusivas, como audiodescrição, legendagem, intérprete de Libras e reserva de lugares, se tornem cada vez mais comuns em shows, peças de teatro, apresentações e performances.

Escola de Gente: campanha “Teatro Acessível” começou em 2011

Compartilhe:

Autor: Change.org (Oficial)

O maior portal de petições online do Brasil. São 280 milhões de pessoas fazendo a diferença em 196 países e 19 milhões só no Brasil. Instagram: https://www.instagram.com/changeorg_br/

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Change.org Brasil da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1 / 8
1
03:46
‘Pretendo beneficiar um filho meu, sim’ diz Bolsonaro sobre embaixada
Em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro voltou a defender a nomeação de seu filho, …
2
03:15
Num ato de coragem, MBL pede desculpas publicamente
O jornalista Gilberto Dimenstein e a Catraca Livre já foram diversas vezes vítimas das milícias digitais do MBL com as …
3
03:04
O real motivo do ataque de Bolsonaro ao filme de Bruna Surfistinha
Jair Bolsonaro decidiu atacar o filme realizado por Deborah Secco sobre a ex-prostituta Bruna Surfistinha. Motivo oficial: o filme, usando …
4
02:13
Entenda os desdobramentos do caso Tabata Amaral no PDT
O PDT suspendeu a deputada federal Tabata Amaral e outros sete parlamentares que votaram a favor da reforma da Previdência, …
5
02:03
Incêndio em estúdio de animação em Japão deixa dezenas de mortos
Dezenas de pessoas morreram durante um incêndio criminoso que tomou conta do estúdio de animação da Kyoto Animation, na cidade …
6
02:19
Barragem abandonada corre risco de rompimento no interior de SP
Uma matéria publicada pelo G1 alerta para o risco de rompimento da barragem de água em Iaras, no interior de …
7
02:30
O que significa a gargalhada de Caetano Veloso?
Um vídeo do cantor Caetano Veloso gargalhando está viralizando nas redes sociais. O motivo da piada é a entrevista que …
8
01:51
Site ‘Não me Perturbe’ permite bloquear ligações de telemarketing
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou o Não me Perturbe, site que permite bloquear ligações de telemarketing. O sistema …