CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Mãe cria petição e obtém vitória para pessoas com deficiência

Por Change.org

Por: Change.org (Oficial)

O Senado aprovou em abril um projeto de lei que define 19 de setembro como o Dia Nacional do Teatro Acessível. Esta vitória só aconteceu graças à Daniela Duarty, moradora de Belém, no Pará, que criou um abaixo-assinado na Change.org exigindo a aprovação. Ela elaborou a mobilização inspirada na história da filha, que é deficiente visual.

Clique para ler a petição: www.change.org/TeatroAcessível

Mãe de Estefany, que tem 11 anos e é cega, Daniela relata no abaixo-assinado a experiência emocionante de ir com sua filha pela primeira vez em uma peça de teatro com audiodescrição. A vitória da campanha é um marco histórico para o acesso de pessoas com deficiência à cultura no Brasil.

Daniela e sua filha, Estefany: mãe abraçou campanha por teatro com acessibilidade para pessoas com deficiência 

“É fundamental que mais peças de teatro sejam acessíveis. Imagina como seria se realmente todas as pessoas – com ou sem deficiência – pudessem usufruir do teatro?”, contou Daniela na mobilização.

Em conjunto com a organização não-governamental Escola de Gente e com o apoio de artistas como Tatá Werneck e Tiago Abravanel, a mãe de Estefany abraçou a campanha pelos espetáculos acessíveis para todas as pessoas com deficiência. Agora, falta só a assinatura do presidente da República para que a lei entre em vigor.

A petição atingiu mais de 20 mil assinaturas e foi iniciada em 2015. Ela sensibilizou muitas pessoas com deficiência, que defenderam nos comentários o acesso à cultura para todos, como contou Claudemir Chini. “Sou deficiente e sei muito bem o que é viver sem acessibilidade”, desabafou.

Assim, a criação do dia comemorativo com foco na acessibilidade para pessoas com deficiência vai permitir que práticas inclusivas, como audiodescrição, legendagem, intérprete de Libras e reserva de lugares, se tornem cada vez mais comuns em shows, peças de teatro, apresentações e performances.

Escola de Gente: campanha “Teatro Acessível” começou em 2011

Compartilhe:

Por: Change.org (Oficial)

O maior portal de petições online do Brasil. São 329 milhões de pessoas fazendo a diferença em 196 países e 26 milhões só no Brasil. Instagram: https://www.instagram.com/changeorg_br/

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Change.org Brasil da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1
Witzel é alvo da PF; Zambelli antecipa operação em entrevista
A Polícia Federal iniciou nesta terça-feira, 26, a Operação Placebo, que apura desvios na Saúde do Rio de Janeiro nas …
2
‘Na Fila do SUS’ retrata o sucateamento da saúde pública em plena pandemia
 'Na Fila do SUS' é uma websérie em formato original com seis episódios que estreia disponível exclusivamente, na plataforma online …
3
Governo libera uso da cloroquina para pacientes em estado leve da covid-19; classe médica discorda
Após pressão do presidente Jair Bolsonaro, o Ministério da Saúde cedeu e ampliou o  protocolo para uso da cloroquina e …
4
Felipe Neto no Roda Vida: confira os principais momentos do programa
Convidado do Roda Viva, da TV Cultura, na noite desta segunda-feira, 18, o youtuber Felipe Neto afirmou que faz um …
5
Flávio Bolsonaro rebate acusação feita por Paulo Marinho sobre o caso Queiroz
O senador Flávio Bolsonaro rebateu a acusação feita pelo empresário Paulo Marinho em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo …
6
Entenda os motivos do pedido de demissão do ministro da Saúde, Nelson Teich
Antes mesmo de completar um mês à frente do Ministério da Saúde, o ministro Nelson Teich pediu demissão do cargo …
7
Guia Negro Entrevista: O que é ser um corpo negro no mundo?
Neste décimo e último episódio da terceira temporada do Guia Negro Entrevista, o programa revisita seu passado para apresentar um …
8
Vídeo da reunião de Bolsonaro com Moro pode incriminar o presidente? Entenda
E não é que a exibição do vídeo da reunião ministerial do dia 22 de abril citado pelo ex-ministro Sergio …