71 mil apoiam reabertura da exposição ‘Queermuseu’

Para fotógrafa que criou petição na Change.org, o Santander Cultural 'acatou de cara uma atitude retrógrada'

Por: Redação

A exposição “Queermuseu”, que reúne obras sobre a diversidade sexual e estava em cartaz no Santander Cultural, em Porto Alegre, virou motivo de polêmica e de petição on-line.

Tela que fazia parte da exposição “Queermuseu”, suspensa após reclamações

A fotógrafa carioca Evelyne Marques Rodrigues, 54 anos, viu reportagens sobre o encerramento da mostra depois que representantes do MBL (Movimento Brasil Livre) usaram redes sociais para criticar o evento e chegaram a agredir verbalmente quem visitava a mostra, e ficou “indignada”.

“Além de reacionário o ato em sim, há a postura do centro cultural, que em nenhum momento defendeu o direito à expressão e acatou de cara uma atitude retrógrada. É uma porta que se abre a práticas obscuras”, afirma. A maneira que encontrou para intervir, conta ela, foi criando um abaixo-assinado on-line na plataforma Change.org.

Cerca de 71 mil pessoas apoiaram a petição, entre elas muitos artistas, como o cantor Leoni, o diretor de TV e teatro Michel Melamed, o vocalista da banda “Nenhum de Nós”, Thedy Corrêa, a ex-ministra da Cultura Ana de Hollanda, a atriz Vera Zimmermann, o diretor de TV Michel Coeli e o cineasta Daniel Ribeiro, autor de “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”.

A fotógrafa diz que espera que o Santander Cultural reveja seu posicionamento e reabra a mostra. Para ela, ao tomar a decisão de suspender o evento, a instituição teve uma “atitude exatamente contrária à que deve ter um centro cultural sobre os conteúdos artísticos que viabiliza à apreciação de toda uma sociedade”.

“Eu tinha a esperança de que as pessoas que marquei inicialmente para me ajudar a divulgar a petição a compartilhasse, mas acabou se multiplicou muito mais rápido. Fico feliz que esteja andando assim. Podemos fazer mais do que resmungar baixinho e mastigar nossa indignação. Podemos, de modo amplo e civilizado, reclamar nosso direitos, dizer o que pensamos e a que viemos.”

  • Leia também:

Compartilhe:

1
Presidente da Funarte diz que rock leva ao aborto e ao satanismo
O músico Dante Mantovani, nomeado nesta segunda-feira, 2, como o presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), possui um canal …
2
Trump decide retomar taxação ao Brasil após desvalorização do real
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um post em sua rede social anunciando o retorno das tarifas de …
3
Entenda todos os desdobramentos das prisões em Alter do Chão
Os quatro brigadistas que haviam sido presos preventivamente na operação Fogo de Sairé, da Polícia Civil do Pará, deixaram a …
4
Ajude a manter vivo o sonho da única orquestra do mundo criada e manti
A Orquestra Sinfônica de Heliópolis é a única orquestra sinfônica do mundo mantida numa favela. Mensalmente são mais de 1.300 …
5
Novo partido de Bolsonaro participará das eleições em 2020?
Bolsonaro realizou na semana passada a convenção de lançamento de seu novo partido, a Aliança pelo Brasil, que terá o …
6
A indústria da morte nas estradas federais
Meses após a desativação dos radares móveis nas estradas federais do país, dados revelam um aumento nos casos de acidentes …
7
Governo Bolsonaro usa AI-5 como instrumento de ameaça?
Em viagem a Washington, nos Estados Unidos, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse a jornalistas para não se assustarem …
8
Bolsonaro e Witzel usam o Flamengo como palanque político?
Não é de hoje que o futebol é usado como palanque político no Brasil. A paixão nacional foi utilizada pelos …