Música de qualidade e comentários com conteúdo. Isso é a rádio na web

Por: Catraca Livre

A ideia de que o espaço virtual pode ser atraente para aquele que estiver disposto a garimpá-lo, tem se tornado um conceito cada vez mais forte. Num momento em que enfrentamos o desafio de sairmos ilesos ao bombardeio de informações diário, vemos uma ferramenta ganhar corpo e função se firmando como um achado no universo virtual: a web- rádio.

Lançada nesta terça-feira, 31, pelo Instituto Moreira Salles, a “Rádio Batuta”, tem como principal proposta dar visibilidade ao rico acervo musical do Instituto. À frente deste projeto para a web esta o ensaísta e letrista Francisco Bosco, autor de livros como “Dorival Caymmi”, “Florestado” e “Da Amizade” e responsável por contar a história atrás dos mais de 12 mil discos em 78 rpms.

Entre as raridades presentes no acervo está a canção “O que é que você fazia”, de 1936, de Noel Rosa e Hervê Clodovil gravada por Carmen Miranda.

Para o centenário de Noel Rosa a rádio preparou um documentário especial em oito capítulos. Intitulado “Sabiás, pardocas e feitiçarias”, o programa conta com depoimentos de Caetano Veloso, Carlos Rennó, Luiz Tatit, Sérgio Cabral, entre outros.

Para conferir a rádio clique aqui

Músicas do mundo
Sob o slogan “Não é apenas música de graça, é também de qualidade”, a Free Music Archive traz músicas do mundo todo à distância de um clique.

Espécie de biblioteca interativa de alta qualidade a FMA permite o download de músicas do mundo todo. O acervo é construído e dirigido pela WFMU, uma das emissoras independentes norte-americana mais respeitada do país.

A música brasileira vem sendo representada por artistas como CEU, Axial, BNegão, Curumin e Mombojó.

Para o projeto clique aqui


Famosos apresentadores
De 2006 a 2009, Bob Dylan apresentou o Theme Time Radio Hour . “Com episódios ecléticos com temas como “vizinhos”, “dinheiro” e” tempo”, os ouvintes podiam conferir durante uma hora as divagações do músico, suas replicações poéticas e ouvir canções escolhidas a dedo do próprio acervo do artista. O programa ainda é reprisado pela XM e pode ser baixado em qualquer computador.

Para ouvir os programas de Bob Dylan clique aqui


Programas na web que valem ouro
O Radiolab, braço da rádio pública nova-iorquina WNYC (patrocinada pela New York University) acredita que o ouvido é um portal capaz de levá-lo para um outro mundo. E, que, o som ilumina as ideias e quebra a barreira entre a ciência e filosofia através das experiências humanas. O projeto traz podcasts que vão de ensaios políticos a análises da atual sociedade em que vivemos.

Para conferir, clique aqui.


Os Podcasts da The New Yorker
“The Out Loud Podcast” fala sobre as novidades da revista. Na edição de setembro, 6, o programa traz entrevista com a escritora Lillian Ross. O The Fiction Podcast é feito pela editora Deborah Treisman, que a cada mês convida, mensalmente, um escritor para uma leitura e conversa.

Para saber mais sobre os podcasts da revista norte-america “The New Yorker” clique aqui