Máquina de reconhecimento facial diminui uso de papel higiênico

O equipamento de reconhecimento facial escaneia o rosto do usuário e lhe dá um pedaço de papel higiênico de 60 centímetros de extensão

Um dos parques mais famosos de Pequim, na China, o Templo do Céu, está utilizando um sistema de reconhecimento facial em seus banheiros públicos. O objetivo da ideia é evitar o desperdício de papel higiênico que era utilizado em grandes quantidades por alguns turistas que, inclusive, levavam rolos para casa. As informações são do jornal “Beijing Evening News”.

O equipamento de reconhecimento facial escaneia o rosto do usuário e lhe dá um pedaço de papel higiênico de 60 centímetros de extensão. A máquina só permite que a pessoa volte a solicitar mais papel nove minutos depois. “Achamos que é a única maneira de evitar o desperdício de papel higiênico. Se alguém estiver realmente indisposto, pode solicitar ajuda do nosso pessoal”, disse à imprensa o designer do aparelho que vem causando polêmica  entre os frequentadores do parque.

Apesar da polêmica, os resultados têm sido satisfatórios. De acordo com informações dos administradores do parque, antes da implantação da novidade, eram consumidos, em média, 14 rolos por dia em cada banheiro. Após a instalação do equipamento de reconhecimento facial, esse número caiu para quatro.

Para conscientizar ainda mais o público dos parques de Pequim, o Escritório Municipal de Parques de Pequim lançou campanha em uma rede social chinesa no começo de março sobre o uso responsável dos banheiros públicos.

E você, acha que a novidade funcionaria nos parques do Brasil?

  • Leia mais:

Campanha conscientiza sobre a produção excessiva de embalagens