Maracatu e Cavalo-Marinho viram Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil

Medida estimula a visibilidade e preservação dessas manifestações culturais pernambucanas

Tags: #Maracatu

A cultura popular pernambucana ganhou novo motivo pra se orgulhar. Esta semana, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) concedeu ao Maracatu de Baque Solto e de Baque Virado, e ao Cavalo-Marinho, o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

A decisão foi tomada no último dia 03, na 77ª Reunião Deliberativa do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, realizada no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Brasília. Participaram do encontro representantes das três manifestações, o secretário estadual de cultura de Pernambuco, Marcelo Canuto, e Severino Pessoa, presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – Fundarpe.

Divulgagção: Priscilla Buhr e Eduardo Queiroga
Maracatu Baque Solto, Virado e Cavalo-Marinho.

O Maracatu de Baque Virado tem um conjunto musical percussivo e o cortejo sai pelas ruas para desfiles durante o carnaval.  Essas nações de maracatus estão localizadas principalmente nos centros urbanos. Já o maracatu de baque solto, também chamado de Maracatu Rural, está associado ao ciclo canavieiro e tem a marcação do seu ritmo na figura do Caboclo de Lança e nos chocalhos.

Por sua vez, o cavalo marinho é uma brincadeira popular com músicas, coreografias, poesias e é apresentado durante o ciclo natalino, com personagens mascarados e bichos, como o boi e o cavalo e momentos em que há culto à Jurema Sagrada. Os brincadores são, em geral, trabalhadores da zona rural.

Compartilhe:

1 / 8
1
11:47
Não é Não: tatuagens contra o assédio no Carnaval
Luka Campos, idealizadora da campanha Não é Não, foi a convidada pelo programa Entrevista por Catraca Livre desta semana para …
2
01:40
Desvio em fundos de incentivo para mulheres
O Supremo Tribunal Federal e Tribunal Superior Eleitoral determinaram que 30% dos fundos públicos de financiamiento de campanhas sejam destinados …
3
15:17
Sai Jean Wyllys, entra David Miranda
David Miranda, substituto de Jean Wyllys como deputado federal, é o convidado de estreia do programa Entrevista por Catraca Livre. …
4
01:37
Saiba o que muda com o novo decreto de posse de armas
Conforme prometido durante a campanha eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro assinou o decreto que flexibiliza a posse de armas no Brasil. …
5
01:27
Rosa para meninas e azul para meninos?
Ao longo da história muita coisa mudou, inclusive a forma como meninos e meninas eram vestidos. No século XVIII, por …
6
01:38
O que é e o que faz o COAF?
O Conselho de Controle de Atividades Financeiras é um órgão de inteligência do governo federal, criado em 1998, para combater …
7
01:51
Brumadinho e a situação das barragens de rejeito no Brasil
De acordo com informações da Agência Nacional de Água (ANA), existem mais de 24 mil barragens no Brasil. Desse total, …
8
01:37
Saiba o que muda com o novo decreto de posse de armas
Conforme prometido durante a campanha eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro assinou na manhã desta terça-feira, 15, o decreto que flexibiliza a …