Marcelo Adnet é usado para fazer experimento nas redes sociais

Catraca Livre realizou um experimento nas redes sociais para medir até que ponto as pessoas fazem comentários antes de lerem uma notícia.

Mas o experimento também serviria para medir quantas pessoas são coordenadas para fazer ataques ou são apenas robôs. Afinal, perfis diferentes usam as mesmas frases e ilustrações.

Somos atacados  com mentiras porque usamos, em 2015 e 2016, recursos da Lei Rouanet para a promoção de eventos gratuitos – a lei é apresentada como um favor do governo, não como o que é realmente: um incentivo fiscal apoiado pela iniciativa privada.

Já mostramos várias vezes em textos didáticos como funciona a Lei Rouanet. Mas os argumentos, nesse ambiente de ódio e polarização, não funciona.

Resolvemos, então, fazer uma enquete para saber se as pessoas eram contra ou a favor da “Lei Adnet”, brincando com o sobrenome do humorista Marcelo Adnet.

Passados 60 minutos da enquete, ninguém tinha percebido a pegadinha e atacavam a “Lei Adnet”, pensando ser “Lei Rouanet”. Muitos dos ataques eram parecidos, reproduzindo fake news sobre 2 milhões que a Catraca teria recebido. Mas nunca recebeu: este é apenas o valor que pode ser captado com as empresas.

Ou, então, sobre uma suposta investigação sobre essas verbas, o que nunca houve. As frases eram as mesmas, mas usadas por perfis diferentes.

Passados 60 minutos, a surpresa foi ainda maior. Fizemos um post revelando a pegadinha.
Mas as pessoas continuaram atacando, com as mesmas frases e fake news, sem terem lido o enunciado.