Marcia Tiburi deixa o Brasil após sofrer ameaças de morte

Ela foi candidata a governadora do Rio de Janeiro pelo PT

Por: Redação Comunicar erro

A escritora, filosofa e ativista, Marcia Tiburi, deixou o Brasil em função de ameaças que vinha recebendo com frequência. Ela foi candidata a governadora do Rio de Janeiro pelo PT.

Em entrevista exclusiva ao blog de Pittsburgh, onde faz uma residência literária, relatou que não se sentia segura para sair de casa. “Recebia ameaças de morte, não dava para viver assim”, comenta.

Ela pretende ir para a França com o marido e, por enquanto, não tem planos para retornar. Sair do Brasil não era uma vontade da escritora, mas se viu obrigada por medo de que algo pudesse vir a colocar sua vida em risco.

Marcia Tiburi
Crédito: Reprodução/FacebookEscritora decide deixar o país após sofrer ameaças e perseguições,

“Eu amo o meu país, nunca pensei em sair do Brasil na minha vida, é muito triste e difícil ter que sair do meu país por não me sentir segura e não poder fazer mais o meu trabalho”.

Entre uma pergunta e outra, ela destaca que teve um momento em que o MBL fez um chamamento online para que pessoas fossem a um evento da escritora para manifestar. Na ocasião, a organização do evento decidiu contratar segurança armada e adotar medidas mais severas na entrada do público. Ela desabafa ter se sentido muito incomodada com a situação e como os seus leitores poderiam ficar expostos a riscos também.

Recentemente, Jean Wyllys tomou a mesma decisão e deixou seu cargo como deputado federal pelo PSOL-RJ para preservar sua integridade e de sua família

A entrevista completa pode ser lida aqui.

Compartilhe:

1
08:00
Lava Jato usou denúncia contra Lula para abafar crise de Janot e Temer
A matéria mais recente da Vaza Jato publicada pelo site The Intercept Brasil mostra diálogos entre os procuradores da força-tarefa …
2
04:04
O que se sabe sobre as manchas de óleo no litoral do Nordeste
Nos últimos dias de agosto, manchas de óleo começaram a aparecer em praias do litoral do Nordeste. O problema começou …
3
03:39
Bolsonaro nega envolvimento no caso das candidaturas laranjas do PSL
Durante um de seus encontros recentes com a imprensa, o presidente Jair Bolsonaro voltou a dizer que não tem nenhuma …
4
02:55
STF quer verificar a veracidade dos diálogos entre procuradores e Moro
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, quer verificar a autenticidade das conversas trocadas entre procuradores da Lava …
5
05:39
Por que o STF e a Operação Lava Jato estão em clima de guerra?
A tensão existente entre a Operação Lava Jato e o Supremo Tribunal Federal (STF) não é nenhuma novidade. O problema …
6
03:56
A verdadeira face de Ysani Kalapalo
A presença da jovem indígena Ysani Kalapalo na comitiva do presidente Jair Bolsonaro à ONU, na semana passada, ainda causa …
7
06:40
Trump pode sofrer impeachment?
A abertura de um processo de impeachment contra o presidente norte-americano, Donald Trump, se tornou um dos assuntos mais comentados …
8
15:16
ONU: Bolsonaro elege socialismo, mídia e países europeus como alvos
O presidente Jair Bolsonaro fez, nesta terça-feira, dia 24, seu primeiro discurso na Assembleia Geral da ONU (Organizações das Nações …