Últimas notícias:
Loading...

Maria Casadevall volta falar sobre polêmica com Caio Blat

Na quarta-feira, 25, a atriz criticou um post machista do ator

Caio Blat posta frase machista e Maria Casadevall o critica
Caio Blat posta frase machista e Maria Casadevall o critica

A polêmica envolvendo uma publicação feita pelo ator Caio Blat que foi considerada machista, e a atriz Maria Casadevall continua repercutindo.

Nesta quinta-feira, 26, o ator se retratou e agradeceu pelo debate promovido através da postagem onde a frase “Bruta não, mal domada”, foi o cerne da confusão.

“Agradeço a todos que comentaram e contribuíram com sua opinião, enriquecendo esse debate. Espantei-me com a frase, procurei saber e me surpreendi mais ainda ao saber que se tratava de um grupo de mulheres e que o bordão típico, de cunho evidentemente machista, pode ser motivo de orgulho e identidade, em outro contexto cultural, com diferente interpretação, irônica e humorada, vide a figura que acompanha a frase, com a imagem de uma mulher laçando o homem. Postei! Sem fazer nenhuma piada machista, mas como provocação, pela contradição da imagem. E fico feliz que tenha espantado tanta gente, gerado discussões e dúvidas, mostrando que nossa sociedade está amadurecendo nessa questão. E que o assunto é complexo e não se encerra aqui”, justificou, segundo print compartilhado pela revista “Caras“.

Caio Blat posta foto enaltecendo frase machista e é criticado nas redes sociais
Caio Blat posta foto enaltecendo frase machista e é criticado nas redes sociais

Horas depois da fala de Blat, Maria Casadevall voltou a se pronunciar sobre o ocorrido e declarou: “Não vou falar sobre o Caio. Não posso. Não nos conhecemos, seria injusto.”

Leia também10 motivos para lutar contra machismo e desigualdade de gênero

“Mas podemos falar sobre um homem coberto de todos os privilégios que a nossa sociedade tem para lhe oferecer e que ainda por cima ocupa o lugar de figura pública (…) a ideia de que mulheres devem ser domadas por homens (…) e ideias que, às vezes, moram dentro de brincadeiras aparentemente inofensivas têm consequências. E isso é grave”.

View this post on Instagram

PARTE 1 Não vou falar sobre Caio. Não posso. Não nos conhecemos, seria injusto. Mas podemos falar sobre um homem coberto de todos os privilégios que a nossa sociedade tem para lhe oferecer e que ainda por cima ocupa o lugar de figura pública com visibilidade e relevância bastante consideráveis para todas as suas manifestações artísticas e pessoais? vamos falar sobre o conteúdo de uma postagem feita por esse homem que transcreve palavra por palavra o "slogan" de uma camiseta sem contextualizar a ideia e generalizando seu conteúdo para seus seguidores e pro público em geral? bom, independente da fotografia em si e suas possíveis análises "é uma mulher que está vestindo a camiseta" (outra discussão importante, e podemos entrar nela depois) "a imagem mostra um homem amarrado" "a moça tá feliz" "mas ele "só copiou" o que tá na camiseta" e mais todo tipo de abordagem possível O FATO É QUE no momento em que ele posta a foto sem maiores contextos e transcreve aqueles dizeres UMA IDEIA É ARTICULADA: a IDEIA de que MULHERES devem ser DOMADAS por HOMENS pois são selvagens como todos os outros ANIMAIS. e IDEIAS (que às vezes moram dentro de brincadeiras aparentemente inofenSivas – aproveitando para corrigir aqui minha última gafe ortográfica) têm consequências. e ISSO é GRAVE. POR QUE? PORQUE mulheres morrem todos os dias no mundo inteiro pois existem Homens que se sentem no direito de atuar de forma violenta sobre a vida dessas Mulheres exatamente porque, num processo inconsciente, internalizam discursos e piadas "inofensivas"do cotidiano e legitimam através dessa coleção de absurdos suas ações violentas perante suas próprias consciências. quer dizer, um cara que lê alguém com tamanho calibre e visibilidade reproduzindo e incentivando de alguma forma, E MESMO QUE SEM ESSA INTENÇÃO, as ideias que ele próprio cativa, esse cara vai se sentir automaticamente mais tranquilo para cometer suas atrocidades. por isso mais preocupante que a postagem em si são os comentários e os desdobramentos imediatos que ela provoca. como por exemplo, estes: "é isso mesmo"" "mulher boa é mulher domada" "não tá domada porque não me conhece" (continua)

A post shared by Maria Casadevall (@mariacasadevall) on

O também ator Johnny Massaro que na ocasião da polêmica saiu em defesa de Caio Blat, se retratou nesta quinta-feira, com um textão no Instagram, onde pede desculpas e discorre sobre o feminismo.

“Decidi não me esconder atrás do medo de ser mal interpretado. A gente sabe quem é vítima nessa história e não posso nem quero assumir esse papel. Tenho profundo respeito pela luta feminista. Tenho consciência da importância do sagrado feminino e do alinhamento dessa energia dentro de mim, inclusive, e trabalho para isso. Não vejo qualquer porquê de um ser humano ser – por qualquer motivo que o defina a priori – motivo de destinação ou desrespeito”.

 Leia mais: Johnny Massaro se desculpa por apoiar post machista de Caio Blat

Leia também: