Mata Atlântica tem área regenerada equivalente ao tamanho de SP

A Mata Atlântica, o bioma mais devastado do Brasil, recuperou, nos últimos 30 anos, uma área de 219 mil hectares. A área corresponde a aproximadamente o tamanho da cidade de São Paulo.

Um mapeamento realizado entre 1985 e 2015 sob coordenação da ONG SOS Mata Atlântica e do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (INPE) mostra que Paraná e Minas Gerais lideram o ranking dos estados com maior regeneração de seus ecossistemas.

O levantamento analisa a regeneração de vegetação nativa, ou que eram usadas para pastagem e agora estão em estágio avançado de recuperação. Nos últimos 30 anos, houve uma redução de 83% do desmatamento do bioma. 

Estudo inédito traçou panorama da regeneração florestal na Mata Atlântica
Estudo inédito traçou panorama da regeneração florestal na Mata Atlântica

De acordo com Marcia Hirota, diretora-executiva da Fundação SOS Mata Atlântica, sete dos 17 estados com presença da Mata Atlântica já apresentam nível de desmatamento zero, ou seja, abaixo de 100 hectares.

“Agora, o desafio é recuperar e restaurar as florestas nativas que perdemos. Embora o levantamento atual não assinale as causas da regeneração, ou seja, se ocorreu de forma natural ou decorre de iniciativas de restauração florestal, é um bom indicativo de que estamos no caminho certo”, observa.

O ranking de regeneração da Mata Atlântica é liderado por Paraná (que recuperou 75,6 mil ha), seguido por Minas Gerais (59,8 mil ha), Santa Catarina (24,9 mil ha), São Paulo (23 mil ha), Mato Grosso do Sul (19,1 mil ha), Rio Grande do Sul (10,7 mil ha), Rio de Janeiro (4 mil ha), Espírito Santo (2,1 mil ha) e Goiás (196 ha).

A Mata Atlântica está distribuída ao longo da costa atlântica do país, atingindo áreas da Argentina e do Paraguai nas regiões Sudeste e Sul.

Estudo foi divulgado neste mês
Estudo foi divulgado neste mês