CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Menina é estuprada e usa desenho para denunciar à polícia no Ceará

Após dois anos sendo estuprada, a menina escreveu: “Ele vinha para cima de mim, passava a mão em mim. Eu tentava evitar, mas não conseguia"

Por: Redação

Uma menina, de 10 anos, foi estuprada diversas vezes por seu tio, atualmente com 79 anos e usou um desenho de uma garota amordaçada para denunciar à polícia de Juazeiro do Norte, no interior do Ceará. O idoso será julgado por estupro de vulnerável ainda em dezembro. As informações foram obtidas pelo portal ‘G1’.

menina estuprada desenho denunciar
Crédito: Istock/sam thomasMenina é estuprada e usa desenho para denunciar à polícia no Ceará

A garota enviou a carta à polícia, na qual descreve que descobriu sofrer abusos sexuais pela internet e pede socorro. “Comecei a ver o que era aquilo que ele fazia comigo. Passei praticamente dois anos sendo abusada por ele e mais ou menos um mês para contar tudo para a minha mãe”, contou a menina na carta.

Além da imagem da garota amordaçada, a menina escreveu palavras como “demônio”, “feia” e “psicopata”. Em um outro desenho, desta vez de uma pessoa sorrindo, a menina escreveu: “meiga”, “maravilhosa” e “fofa”.

Crédito: Arquivo PessoalMenina é estuprada e usa desenho para denunciar à polícia no Ceará

Após dois anos sendo estuprada diversas vezes, sem conseguir escapar, a menina escreveu: “Ele vinha para cima de mim, passava a mão em mim. Eu tentava evitar mas não conseguia”.

Quando descobriu o que estava acontecendo, a menina contou para sua mãe que procurou a polícia e revelou que também era abusada pelo mesmo homem.
“Foi quando ela me contou tudo que estava acontecendo com ela. Eu tenho fé que ele vai ser condenado. Eu quero que ele pague na cadeia”, afirmou a mãe.

Após a revelação do caso, a mãe descobriu outras vítimas do idoso que foram encorajadas a também denunciar. “A gente já descobriu que outras seis crianças foram vítimas”.

A prisão preventiva do homem foi decretada, mas em setembro, pela idade e por ter alegado problemas de saúde, a medida foi substituída por prisão domiciliar.

Como denunciar casos de abuso infantil

Há algumas formas de denunciar casos de violência sexual a menores de idade:

Disque 100

Como nos casos de racismohomofobia e outras violações de direitos humanos, qualquer cidadão pode fazer uma denúncia anônima sobre casos abuso infantil pelo Disque 100. A denúncia será analisada e encaminhada aos órgãos de proteção, defesa e responsabilização em direitos humanos, respeitando as competências de cada órgão.

Aplicativo Proteja Brasil

Depois de instalar o aplicativo gratuito em seu celular, o usuário rapidinho, respondendo um formulário simples, registra a denúncia, a qual será recebida pela mesma central de atendimento do Disque 100. Se quiser acompanhar a denúncia, basta ligar para o Disque 100 e fornecer dados da denúncia.

Ouvidoria Online

O usuário preenche o formulário disponível aqui e registra a denúncia, a qual também será recebida pela mesma central de atendimento do Disque 100. Se quiser acompanhar a denúncia, basta ligar para o Disque 100 e fornecer dados da denúncia.

ONGs

Se for possível, procure Organizações que atuam para o combate ao problema, como o ChildFund Brasil e a Childhood Brasil.

Safernet

A Safernet é uma organização social que recebe denúncias de crimes que acontecem contra os direitos humanos na internet, incluindo pornografia infantil e tráfico de pessoas.

Conselho Tutelar

O Conselho Tutelar é responsável pelo atendimento de crianças e adolescentes ameaçados ou violados em seus direitos. Pode aplicar medidas com força de lei. A denúncia pode ser feita por telefone ou pessoalmente, na sede do conselho. Encontre o telefone do Conselho Tutelar mais próximo digitando “Conselho Tutelar + o nome do seu município” no Google.

CREAS / CRAS

Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) realizam o atendimento em atenção básica à população em geral, e os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) oferecem o atendimento de média complexidade, que inclui o atendimento psicossocial a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. Acesse o site do Ministério da Cidanania, localize as unidades por Estado ou município.

Ministério Público

Responsável pela fiscalização do cumprimento da lei. Os promotores de justiça têm sido fortes aliados do movimento social de defesa dos direitos da criança e do adolescente. Todo Estado conta com um Centro de Apoio Operacional (CAO), que pode e deve ser acessado na defesa e garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. No site da Childhood Brasil você encontra o contato do MP de todos os estados brasileiros.

1
Coronavírus: Câmara aprova auxílio de R$600 para pessoas de baixa renda
A Câmara dos Deputados aprovou na quinta-feira, 26, uma medida que prevê o pagamento de R$600 para trabalhadores de baixa …
2
Bolsonaro e o coronavírus: um presidente na contramão do mundo
O pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na noite de terça-feira, 24, pegou de surpresa integrantes do governo e …
3
Entenda a MP da Morte: da polêmica e revogação por Bolsonaro até o erro de redação de Guedes
Em apenas uma canetada o presidente Jair Bolsonaro autorizou empresas a suspenderem contratos com seus empregados por 4 meses, sem …
4
Coronavírus no RJ: a situação dos transportes e dos comércios
O Rio de Janeiro adotou medidas mais severas para conter o avanço do novo coronavírus. O governador do estado, Wilson …
5
Eduardo Bolsonaro cria crise diplomática ao culpar a China pelo coronavírus
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) meteu o pé pelas mãos, botou a culpa do coronavírus totalmente na China e …
6
Coronavírus: Bolsonaro anuncia medidas de emergência para conter a doença
Durante uma live nesta quarta-feira, 18, O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou novas medidas na área econômica, na saúde …
7
Coronavírus em SP: comércios fechados e transportes interrompidos no ABC
São Paulo é o estados mais afetados pelo novo coronavírus no país. Para tentar conter o avanço da doença, medidas …
8
Coronavírus faz ressurgir panelaço, só que agora contra Jair Bolsonaro
Em poucas horas, fomos do “Acabou, Bolsonaro” dito por um imigrante haitiano ao barulho de um panelaço e gritos de …