Meninas criam minidepósitos de absorventes na UFPE

Só quem é mulher conhece – e bem – o drama: pense naquele dia que você sai de casa, a menstruação desce e você está sem absorventes… A partir de agora, para as estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), este não é mais um problema.

Após uma postagem no grupo do Facebook da UFPE, que agradecia a ideia de uma pessoa ter deixado absorventes no banheiro do departamento do Centro de Artes e Comunicação (CAC), e sua grande repercussão positiva, a iniciativa vem crescendo e tem se espalhado pela faculdade – com a intenção de inspirar mais meninas e abranger outras instituições também.

Iniciativa vem crescendo dentro da faculdade
Iniciativa vem crescendo dentro da faculdade

A ação começou no dia 1º de abril, quando a universitária Manu Marinho colocou os primeiros absorventes, após ter visto uma situação parecida em coletivo de outra Universidade Federal. Vários locais da faculdade já contam com uma caixinha para depósito dos absorventes e um cartaz, que diz “Pegue um, caso precise. Deixe um, se tiver sobrando”. A ideia já é popular nos cursos de odontologia e geologia.

E você, já passou por uma situação de falta de absorvente? Que tal criar uma caixinha comunitária em sua escola, faculdade, trabalho e afins? Espalhe a ideia!