Menino chora ao chegar na Espanha pelo mar amarrado em garrafas plásticas
O jovem marroquino foi capturado por policiais logo que pisou em terra firme e muito emocionado comoveu o mundo
Nas últimas semanas, imagens da crise migratória vivida na fronteira de Ceuta, no sul da Espanha têm chocado o mundo. Nesta quarta-feira, 19, as câmaras da agência Reuters, registraram um jovem imigrante que recorreu a garrafas de plástico, amarradas ao corpo, para conseguir flutuar da fronteira do Marrocos com o país europeu.
O vídeo é um retrato de desespero daqueles que se lançam ao mar na esperança e luta pela sobrevivência. Quando chega em solo espanhol, o menino tenta fugir de militares que estão na costa a sua espera. Ele tenta escalar um muro, mas é apanhado por dois polícias que estavam no terreno.
As imagens do menino que viu nas garrafas plásticas sua chance de salvação foram compartilhadas pela Reuters. Para assistir, clique aqui.
Ceuta fica no continente africano — é um pequeno pedaço da Espanha cercado por território marroquino à beira do Mar Mediterrâneo. A fronteira entre Ceuta e Melilla no Marrocos, são as únicas fronteiras terrestres da União Europeia com África, e são constantemente palco de tentativas de entrada de migrantes africanos na Europa.
Nas ultimas semanas, por volta de dois terços dos cerca de 8 mil migrantes que chegaram à Ceuta, já foram expulsos, disse o Ministério do Interior em Madri. Segundo as autoridades espanholas, dentre esses migrantes estão crianças desacompanhadas de até 7 anos.