Menino é fotografado tentando impedir passeata homofóbica

Vinte e sete anos após o registro de um homem que parou um tanque na China, jornalista publica foto de menino tentando conter uma manifestação homofóbica no México

No dia 5 de junho 1989, um homem entrou para a história, ao estancar o avanço de um tanque de guerra na Praça Celestial, em Pequim, na China. Passados 27 anos, a foto de uma criança mexicana tentando parar  uma marcha contra a união de homossexuais viralizou nas redes sociais nos últimos dias.

A imagem compartilhada no Facebook pelo jornalista Manuel Rodriguez retrata um menino de 12 anos, de braços aberto, que aparece na frente da passeata, na cidade de Celaya. No post, e autor da foto escreveu: “Me deu náuseas ver tanta homofobia reunida, mas fico com a imagem de um menino tentando deter os manifestantes”.

Contra a Família x pela família 

Segundo o jornalista, o menino revelou que decidiu tentar parar a marcha, intitulada “Frente Nacional pela família”,  porque tem um tio homossexual. Por isso, afirmou que não queria que essas pessoas odiassem seu tio. A breve conversa entre o jovem manifestante e o jornalista foi interrompida pela mãe de César.

Em entrevista à rede CNN, Manuel comentou mais sobre o assunto: “Não coloquei a foto em nenhum meio de comunicação, coloquei em meu perfil pessoal do Facebook, porque era um sentimento pessoal que queria compartilhar com meus amigos e conhecidos. Tirei a foto no dia 10 de setembro, durante uma marcha da Frente Nacional pela Família”.