Mercosul e União Europeia fecharam importante acordo comercial

Os países que integram o Mercosul e os países da União Europeia iniciaram essas negociações em 1999; elas interrompidas em 2004 e retomadas em 2010

Depois de 20 anos de negociação, o Mercosul e a União Europeia finalmente concluíram um acordo comercial que, segundo a equipe econômica do governo, poderá render ao Brasil quase US$ 100 bilhões de ganhos até 2035.

Para o presidente Jair Bolsonaro (PSL), o acordo é histórico. “Esse será um dos acordos comerciais mais importantes de todos os tempos e trará benefícios enormes para nossa economia”, escreveu no Twitter.

Delegação brasileira e o fechamento do acordo de livre comércio
Créditos: Agência Brasil
Delegação brasileira e o fechamento do acordo de livre comércio

“As empresas brasileiras serão beneficiadas com a eliminação de tarifas na exportação de 100% dos produtos industriais. Serão, desta forma, equalizadas as condições de concorrência com outros parceiros que já possuem acordos de livre comércio com a UE”, informou o ministério da Economia.

Segundo a Agência Brasil, desde 1999, os países que integram o Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) e os 28 países da União Europeia iniciaram essas negociações. As conversas foram interrompidas em 2004 e retomadas em 2010.