Metrô de Santiago será movido a energias renováveis a partir de 2018

Por: Redação | Comunicar erro

A partir de 2018, 60% da energia usada pelo metrô de Santiago, no Chile, será fornecida por meio de fontes solares ou eólicas. A medida foi anunciada pela presidente Michelle Bachelet nesta segunda-feira, dia 23.

Durante visita a uma estação da futura linha 3 do metrô da capital chilena, Bachelet disse que o projeto prevê a construção de uma usina fotovoltaica e outra eólica no Deserto do Atacama, norte do país. O investimento total será de US$ 500 milhões.

Na última quinta-feira, dia 19, a empresa estatal responsável pelo metrô assinou um contrato com as companhias encarregadas pelas obras das usinas, que deverão fornecer energia através do Sistema Interconectado Central (SIC), a principal rede de distribuição do Chile.

Com a medida, o metrô vai reduzir suas emissões de CO2

A empresa francesa Total Sun Power será responsável pela usina fotovoltaica “El Pelicano”, que vai gerar 62% da energia requerida pelo metrô, com uma potência de 111 megawatts (MW), o que equivale ao consumo de 100 mil lares. A companhia brasileira Latin America Power construirá o parque eólico de Suan Juan de Aceituno, que fornecerá 18% da energia usada pelo sistema.

A previsão é que, com o investimento em energias renováveis, o metrô reduzirá em 130 mil toneladas suas emissões de CO2, número menor do que as 159 mil toneladas produzidas no ano passado.

O metrô de Santiago tem 103 km e cinco linhas, além de duas outras em construção que devem somar mais 30 km de vias. A empresa tem 2,4 milhões de passageiros diários.

Via Mobilize

Compartilhe:

1 / 8
1
02:23
Paulo Guedes diz que renunciará se Previdência virar ‘reforminha’
O ministro Paulo Guedes (Economia) voltou a afirmar que se houver uma mudança muito radical na proposta original da reforma …
2
03:08
XP: Avaliação negativa do governo supera a positiva pela 1ª vez
De acordo com pesquisa da XP/Ipespe divulgada nesta sexta-feira, dia 24, a avaliação negativa do governo do presidente Jair Bolsonaro …
3
01:35
Governo libera o uso de mais 31 agrotóxicos no campo
O Ministério da Agricultura liberou o uso de mais 31 agrotóxicos nas lavouras do país. Entre eles, há produtos que …
4
02:33
Foto de manifestantes nus contra Bolsonaro é falsa
A foto de uma suposta manifestação de pessoas peladas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)  que viralizou nas redes …
5
01:37
Lobão rompe com Bolsonaro: “Esse cara não me representa”
Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, o cantor e compositor Lobão falou sobre sua decepção com Jair Bolsonaro e …
6
01:33
Milícias digitais perseguem MBL após críticas a Bolsonaro
O MBL (Movimento Brasil Livre) deixou de ser aliado para se tornar o novo alvo das milícias digitais pró-Bolsonaro. O …
7
03:41
Manifestação releva descompasso entre o Bolsonaro e a direita
A manifestação marcada para o próximo domingo, dia 26, aparentemente, gerou um desequilíbrio entre os grupos de direita apoiadores do …
8
01:29
Barragem da Vale em Barão de Cocais pode romper a qualquer hora
A barragem da mina do Gongo Soco, localizada em Barão de Cocais, em Minas Gerais pode romper a qualquer momento. …