Metrô de Santiago será movido a energias renováveis a partir de 2018

Por: Redação | Comunicar erro

A partir de 2018, 60% da energia usada pelo metrô de Santiago, no Chile, será fornecida por meio de fontes solares ou eólicas. A medida foi anunciada pela presidente Michelle Bachelet nesta segunda-feira, dia 23.

Durante visita a uma estação da futura linha 3 do metrô da capital chilena, Bachelet disse que o projeto prevê a construção de uma usina fotovoltaica e outra eólica no Deserto do Atacama, norte do país. O investimento total será de US$ 500 milhões.

Na última quinta-feira, dia 19, a empresa estatal responsável pelo metrô assinou um contrato com as companhias encarregadas pelas obras das usinas, que deverão fornecer energia através do Sistema Interconectado Central (SIC), a principal rede de distribuição do Chile.

Com a medida, o metrô vai reduzir suas emissões de CO2

A empresa francesa Total Sun Power será responsável pela usina fotovoltaica “El Pelicano”, que vai gerar 62% da energia requerida pelo metrô, com uma potência de 111 megawatts (MW), o que equivale ao consumo de 100 mil lares. A companhia brasileira Latin America Power construirá o parque eólico de Suan Juan de Aceituno, que fornecerá 18% da energia usada pelo sistema.

A previsão é que, com o investimento em energias renováveis, o metrô reduzirá em 130 mil toneladas suas emissões de CO2, número menor do que as 159 mil toneladas produzidas no ano passado.

O metrô de Santiago tem 103 km e cinco linhas, além de duas outras em construção que devem somar mais 30 km de vias. A empresa tem 2,4 milhões de passageiros diários.

Via Mobilize

Compartilhe:

1 / 8
1
02:53
Suzano e Nova Zelândia: os impactos da exposição excessiva
A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, disse que o nome do atirador que matou 50 pessoas em uma mesquita em …
2
02:28
Posse de armas: Nova Zelândia dá exemplo de civilidade ao mundo
Após chocar o mundo nesta semana com o massacre de 50 pessoas em duas mesquitas de Christchurch, a Nova Zelândia …
3
03:10
Entenda o mistério por trás da boneca Momo
Ainda mais perturbador, o Desafio da Momo está de volta e desta vez a boneca aparece supostamente dentro de vídeos …
4
02:25
Bolsonaro apoia a construção de muro entre EUA e México
Em viagem diplomática a Washington, o presidente Jair Bolsonaro disse apoiar a construção do muro na fronteira entre EUA e México, …
5
01:42
A nova decisão do STF e o futuro da Lava Jato
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a partir de então os crimes de lavagem de dinheiro e corrupção quando …
6
02:31
Atentado na Nova Zelândia: crimes transmitidos nas redes sociais
Mais um atentado terrorista chocou o mundo nesta sexta-feira, dia 15. Um atirador realizou ataques simuntâneos em duas mesquitas, deixando …
7
01:45
O lugar em que os atiradores de Suzano foram considerados heróis
Uma reportagem publicada nesta terça-feira, 14, pelo portal da Vice indica que os atiradores que invadiram a Escola Estadual Raul …
8
04:17
Últimas notícias sobre a tragédia em Suzano