Meu 1º voto: o que jovens das periferias esperam das eleições

Na Grande São Paulo, entre jovens eleitores e pessoas que se mudaram para a região, serão 500 mil votantes a mais do que na disputa de quatro anos atrás

Por: Agência Mural

Por Jéssica Moreira, Jéssica Souza, Julia Reis, Rubens Rodrigues e Sheyla Melo, correspondentes da Agência Mural 

Ana Paula Silva dos Santos, 19, quer melhoria no transporte público de Guarulhos, na Grande São Paulo. Em Perus, na zona noroeste da capital, Caroline Alves André, 18, sente que é preciso de mais mulheres na política e que as eleições 2018 são uma oportunidade para isso.

Mônica Corrêa, 18, aponta descrença no que pode melhorar em Cidade Tiradentes, na zona leste, e cogita votar nulo. No extremo sul, Larissa Costa, 18, pode ir para caminho parecido pois vê corrupção em todos os nomes. Em Embu das Artes, Gustavo de Lima Reis, 19, pede candidatos mais humanos.

Mônica Corrêa votará pela primeira vez e é de Cidade Tiradentes (Sheyla Melo/Agência Mural)
Mônica Corrêa votará pela primeira vez e é de Cidade Tiradentes (Sheyla Melo/Agência Mural)

Em comum, estes cinco jovens das periferias de São Paulo fazem parte dos mais 4,4 milhões de eleitores que votarão pela primeira vez neste ano no Brasil.

Na Grande São Paulo, entre jovens eleitores e pessoas que se mudaram para a região, serão 500 mil votantes a mais do que na disputa de quatro anos atrás.

O prazo para pedir o título de eleitor terminou em 9 de maio. Neste mês, as estatísticas apontam um total de 15,7 milhões de eleitores nas 39 cidades, ante 15,2 mi em 2014.

Em média, a alta foi de 3%, mas há diferenças em cada região das periferias da capital, assim como da Grande São Paulo. A cidade recordista é Embu das Artes, onde esse aumento chegou a 21% com 32 mil novos votantes (no total são 181 mil).

Na capital, a região que mais terá estreantes é Perus, na zona noroeste da cidade, com 13,8% mais eleitores – 183 mil ao todo. Aumento semelhante ao do Jaraguá, com 13,2%, e 102 mil novos votos.

Agência Mural ouviu novos eleitores dos quatro cantos da região metropolitana sobre as perspectivas para a votação que definirá deputados federais e estaduais, senadores, governador e presidente. A campanha começa em 15 de agosto e o primeiro turno será dia 7 de outubro. Confira o texto na íntegra.