Ministra da Agricultura diz que há ‘preconceito’ contra o uso de agrotóxicos

Kátia Abreu se refere aos agrotóxicos como "agroquímicos"

A ministra da Agricultura Kátia Abreu afirmou na quarta-feira (4) durante um evento em Paulínia, interior de São Paulo, que defende o uso de agrotóxicos nas lavouras e disse que o Brasil tem uma das leis mais rigorosos do mundo para registrar pesticidas. “Temos uma lei que proíbe o registro de qualquer produto com características carcinogênicas”, comentou.

Vale lembrar que o país é líder mundial em consumo de agrotóxicos. Na safra de 2013/2014, foram utilizados cerca de 1 bilhão de litros, gerando uma média de 5 litros de agrotóxicos por habitante (saiba mais aqui).

Segundo a Anvisa, dos alimentos que compuseram as cestas básicas do Estado de São Paulo em 2014,, 31% tinham agrotóxicos proibidos ou em quantidade acima da permitida

Kátia disse que é preciso empenho para combater o “preconceito” contra os agrotóxicos. “Só venceremos preconceito contra agroquímicos se nos unirmos à ciência”, afirmou a ministra.

“Usamos agroquímicos não porque gostamos de gastar um pouco mais produzindo alimentos; usamos como os humanos usam medicamentos: para combater pragas e doenças nos alimentos”, completou.