Ministro Weintraub prova novamente que não manja nada de português
Esse não foi o primeiro erro de português do Ministro da Educação
O Ministro da Educação Abraham Weintraub voltou a provar, nas redes sociais, que não manja nada de português. Isso porque ele fez uma publicação em sua conta no Twitter em que foi capaz de cometer dois erros em uma curta frase.
Tabata Amaral revela ameaças após pedir impeachment de Weintraub
Weintraub postou uma selfie no avião em que estava, e escreveu: “Aonde está a pompa e a liturgia do cargo? Na poltrona 16A…”.
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
- América Central: 5 países para incluir na sua próxima viagem
- Férias com crianças a 40 minutos de São Paulo
- Já ouviu falar de transplante de sobrancelha? Veja curiosidades sobre o procedimento
Primeiramente ele comete um erro ao usar o advérbio “aonde”, que só deveria ser utilizado caso o verbo seguinte exigisse a preposição “a”, o que não é o caso. O verbo “estar” não rege preposição. Então, o correto seria ter escrito “onde”.
O segundo erro acontece com a concordância do verbo “estar”. O ministro se refere a dois elementos, “pompa” e “liturgia do cargo”, portanto, o correto seria o uso do verbo “estão”.
Esse não foi o primeiro erro…
Weintraub tem uma tradição quando o assunto é língua portuguesa. Nosso Ministro da Educação não parece dominar muito bem algumas regras básicas, e vira e mexe comete erros grosseiros nas redes sociais.
Ele já chegou a escrever “imprecionante“, com “c” mesmo, não utilizou hífen na palavra “pós-doutorados“, escreveu “paralização” com “z”, e trocou a palavra asseclas, que significa correligionários, por acepipes, que são aperitivos ou petiscos.
Não está fácil!