Moradores filmam colunas de prédio em Fortaleza um dia antes da queda

Proprietários relataram preocupação com obra se deteriorando

Moradores do Edifício Andréa, em Fortaleza, Ceará (CE), fizeram um vídeo mostrando a situação precária das colunas de sustentação do condomínio, na última segunda-feira, 14, um dia antes de o prédio desabar deixando uma pessoa morta e sete feridos.

Colunas que sustentavam o prédio estava deterioradas
Créditos: Reprodução/Globo
Colunas que sustentavam o prédio estava deterioradas

Segundo o relato de testemunhas, o prédio estava passando por obras irregularmente. Em um grupo de WhatsApp, moradores relataram preocupação com a reforma realizada no local.

“Tem um amigo meu que mora no prédio, o Paulão, não sei se ele estava lá, mas tem gente dentro. Ele tá em reforma, o rapaz disse que mexeram errado na coluna”, disse Edilânio Martins, amigo de um morador do local, ao G1.

Em entrevista ao CETV 1ªedição, o engenheiro Rabelo Fernandes disse ter visto um vídeo sobre a estrutura do prédio: “O pilar ficou frágil. Pelo vídeo, você vê que as armaduras do pilar, que são os ferros, as armaduras transversais e longitudinais estavam totalmente corroídas. Isso [o desabamento] era uma questão de tempo. Como aconteceu”.

https://twitter.com/i/events/1184131453547765760?s=13

DESABAMENTO

Créditos: Coronel Nijair/Corpo de Bombeiros

Um prédio residencial de sete andares desabou na manhã desta terça-feira, 15, no Bairro Dionísio Torres, área nobre de Fortaleza. Até a atualização desta reportagem, uma morte havia sido confirmada e sete pessoas haviam sido resgatadas com vida.

O total de vítimas ainda não tinha sido contabilizado, mas os bombeiros estimam que entre 10 e 15 pessoas ficaram entre os escombros.

O edifício ficava no cruzamento na rua Tibúrcio Cavalcante com rua Tomás Acioli, a cerca de 3 quilômetros da Praia de Iracema, região turística da cidade. As ruas em torno da construção foram bloqueadas. Leia a matéria completa abaixo: