CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Moradores se unem e pagam reforma de poltronas de teatro

Com informações do jornal  Folha de S. Paulo 

Por: Redação

Da série “boas ações precisam ser contadas”, começamos a semana falando sobre um exemplo prático de cidadania: sem dinheiro para pagar a reforma total do teatro municipal, a prefeitura de Batatais, no interior de São Paulo, recebeu um inesperado apoio.

Isso porque os moradores da cidade, de não mais que 60 mil moradores, se uniram em nome do lazer e cultura. Juntos, lançaram um projeto em que adotam poltronas para poder concluir a reforma dos assentos.
Assim, os 509 do teatro Fausto Bellini Degani estão sendo recuperados pelo esforço dos próprios moradores, por meio de doações.

Sem dinheiro nos cofres públicos,  Teatro Fausto Bellini Degani tem apoio da população para receber espetáculos e outras atividades
Sem dinheiro nos cofres públicos, Teatro Fausto Bellini Degani tem apoio da população para receber espetáculos e outras atividades

Um por todos e todos pela cultura

Fechado um ano e meio para as obras, o projeto realizado pela prefeitura, em parceria com o Ministério da Cultura, não contemplava os assentos. Sem dinheiro nos cofres públicos, a saída foi recorrer ao apoio popular.
Foi aí que os moradores passaram a protagonizar um lugar de destaque nesta história. Com doações pessoais de R$ 123, os contribuintes ganharam uma plaquinha com nome na parte de trás das poltronas.

As obras de reforma no teatro custaram R$ 329 mil e contemplaram troca do telhado, instalação de telhas termoacústicas, calhas e readequação de espaços, como o saguão e a sala da bilheteria, além de pintura externa.

Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, a diretora do departamento de cultural, Alessandra Baltazar, revelou que restam apenas 40 poltronas sem doações.

“Foi muito importante esse engajamento, para o fomento da própria cultura local. Tem placas homenageando familiares, grupos de colegas ou de trabalho, além de homenagens póstumas e até presente de aniversário”, afirmou.

1
Witzel é alvo da PF; Zambelli antecipa operação em entrevista
A Polícia Federal iniciou nesta terça-feira, 26, a Operação Placebo, que apura desvios na Saúde do Rio de Janeiro nas …
2
‘Na Fila do SUS’ retrata o sucateamento da saúde pública em plena pandemia
 'Na Fila do SUS' é uma websérie em formato original com seis episódios que estreia disponível exclusivamente, na plataforma online …
3
Governo libera uso da cloroquina para pacientes em estado leve da covid-19; classe médica discorda
Após pressão do presidente Jair Bolsonaro, o Ministério da Saúde cedeu e ampliou o  protocolo para uso da cloroquina e …
4
Felipe Neto no Roda Vida: confira os principais momentos do programa
Convidado do Roda Viva, da TV Cultura, na noite desta segunda-feira, 18, o youtuber Felipe Neto afirmou que faz um …
5
Flávio Bolsonaro rebate acusação feita por Paulo Marinho sobre o caso Queiroz
O senador Flávio Bolsonaro rebateu a acusação feita pelo empresário Paulo Marinho em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo …
6
Entenda os motivos do pedido de demissão do ministro da Saúde, Nelson Teich
Antes mesmo de completar um mês à frente do Ministério da Saúde, o ministro Nelson Teich pediu demissão do cargo …
7
Guia Negro Entrevista: O que é ser um corpo negro no mundo?
Neste décimo e último episódio da terceira temporada do Guia Negro Entrevista, o programa revisita seu passado para apresentar um …
8
Vídeo da reunião de Bolsonaro com Moro pode incriminar o presidente? Entenda
E não é que a exibição do vídeo da reunião ministerial do dia 22 de abril citado pelo ex-ministro Sergio …