CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

MPF denuncia presidente da OAB por calúnia contra Moro

Felipe Santa Cruz afirmou que ministro da Justiça "banca o chefe da quadrilha"; Ministério Público Federal também pede o afastamento de Felipe Santa Cruz

Por: Redação

Nesta quinta-feira, 19, o Ministério Público Federal (MPF) denunciou o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, por calúnia contra o ministro da Justiça Sérgio Moro.

Crédito: Reprodução/InstagramPara presidente da OAB, Bolsonaro é cruel e lhe falta empatia

Antonio Carlos de Almeida Castro, advogado de Felipe Santa Cruz, afirmou, em nota, que a denúncia é um atentado à liberdade de expressão e que fará uma representação contra o procurador Wellington Oliveira por abuso de autoridade.

Oliveira alega que o presidente da OAB “caluniou, de forma livre e consciente, o Ministro da Justiça, Sérgio Moro, ao imputar-lhe conduta criminosa”.

Santa Cruz e o Governo

Em entrevista à “Folha de S.Paulo”,  em junho deste ano, Felipe Santa Cruz disse em que Sérgio Moro prejudicava a independência da Polícia Federal e bancava o “chefe da quadrilha”.

Crédito: José Cruz/Agência BrasilO presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Justiça, Sérgio Moro

Em julho, Santa Cruz foi atacado por Jair Bolsonaro (sem partido). O presidente disse que se Santa Cruz quisesse saber como o pai, Fernando Santa Cruz, desapareceu durante a ditadura militar, ele poderia contar. A declaração foi dada enquanto o presidente da República reclamava que a OAB havia entrado com uma ação para impedir a quebra do sigilo telefônico do defensor de Adélio Bispo, que o esfaqueou na campanha eleitoral de 2018.

Depois, afirmou que Fernando Santa Cruz foi morto por militantes de esquerda. O presidente da OAB foi ao STF (Supremo Tribunal Federal) pedir esclarecimentos de Bolsonaro, que tem duas semanas para explicar suas afirmações.

1
E se Bolsonaro foi contaminado com coronavírus?
O que não passava de pura especulação e teoria da conspiração tem ganhado ares de verdade com novos capítulos envolvendo …
2
Coronavírus: Câmara aprova auxílio de R$600 para pessoas de baixa renda
A Câmara dos Deputados aprovou na quinta-feira, 26, uma medida que prevê o pagamento de R$600 para trabalhadores de baixa …
3
Bolsonaro e o coronavírus: um presidente na contramão do mundo
O pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na noite de terça-feira, 24, pegou de surpresa integrantes do governo e …
4
Entenda a MP da Morte: da polêmica e revogação por Bolsonaro até o erro de redação de Guedes
Em apenas uma canetada o presidente Jair Bolsonaro autorizou empresas a suspenderem contratos com seus empregados por 4 meses, sem …
5
Coronavírus no RJ: a situação dos transportes e dos comércios
O Rio de Janeiro adotou medidas mais severas para conter o avanço do novo coronavírus. O governador do estado, Wilson …
6
Eduardo Bolsonaro cria crise diplomática ao culpar a China pelo coronavírus
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) meteu o pé pelas mãos, botou a culpa do coronavírus totalmente na China e …
7
Coronavírus: Bolsonaro anuncia medidas de emergência para conter a doença
Durante uma live nesta quarta-feira, 18, O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou novas medidas na área econômica, na saúde …
8
Coronavírus em SP: comércios fechados e transportes interrompidos no ABC
São Paulo é o estados mais afetados pelo novo coronavírus no país. Para tentar conter o avanço da doença, medidas …