Mulher esconde bilhete na lição de casa do filho para denunciar violência doméstica

Com informações da BBC Brasil

Por: Redação | Comunicar erro

Uma mulher uruguaia, vítima de violência doméstica, encontrou uma forma inusitada de denunciar os maus-tratos do marido para a polícia na Espanha. Sob vigilância frequente do agressor, ela conseguiu esconder um bilhete com um pedido de ajuda na lição de casa de seu filho de 8 anos.

Moradora de Benalmádena, na província de Málaga, no sul do país, a mulher não podia sair na rua sozinha, usar o celular ou entrar nas redes sociais sem a autorização do marido, que checava frequentemente seu telefone e filtrava qualquer contato com o mundo exterior. Os relatos foram feitos pela polícia ao jornal ABC, que revelou o caso.

No recado colocado na lição de casa, ela explicava sua situação e dava dados pessoais, como seu endereço. A professora logo encontrou o bilhete dentro de um livro e alertou a direção da escola, que entrou em contato com as autoridades e o Centro Municipal da Mulher de Benalmádena.

A mulher uruguaia vivia sob vigilância do marido

Sem causar riscos à mulher, foi elaborado um plano para investigar o caso e não levantar suspeitas. O casal foi convocado a uma suposta reunião no colégio a respeito do filho. Ao chegarem no local, o marido esperou do lado de fora e a vítima entrou na sala.

Ela relatou aos policiais todas as agressões que estava sofrendo, inclusive que ele havia colocado fogo na cama para intimidá-la. O homem foi detido na própria escola, no entanto, depois libertado com a condição de se manter afastado a uma distância mínima da uruguaia e de usar uma pulseira eletrônica que informa à polícia se a determinação não for cumprida.

Agora, a mulher e a criança estão recebendo assistência do Instituto Andaluz da Mulher, órgão governamental dedicado aos direitos da igualdade de gênero.

Leia a matéria na íntegra.

1 / 8
1
03:02
Empresas usaram disparos no WhatsApp durante eleição de Bolsonaro
Uma reportagem publicada pela Folha de S. Paulo mostra que empresas brasileiras contrataram uma agência de marketing na Espanha para …
2
01:49
Senado diz não e derruba o decreto de armas de Bolsonaro
O Senado votou na terça-feira, 18, o parecer que pede pela suspensão dos decretos que flexibilizam o porte e a …
3
03:54
Bancada do PSL passa vergonha ao convocar e desconvocar Glen Greenwald
O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) apresentou na quarta-feira, dia 12, um requerimento na Comissão de Segurança Pública da Câmara …
4
03:48
O melhor jornal do mundo faz a pior reportagem para Bolsonaro
Essa é a pior reportagem já publicada num jornal estrangeiro contra Jair Bolsonaro. Por dois motivos: saiu no mais importante …
5
03:47
A estranha conexão entre o caso Najila Trindade e Sérgio Moro
O jornalista Gilberto Dimenstein publicou em sua coluna no site Catraca Livre um texto em que conecta dois casos de …
6
03:04
Entendas os possíveis impactos do vazamento das mensagens de Moro
O site The Intercept Brasil divulgou trechos de mensagens trocadas entre o então juiz Sérgio Moro, atual ministro da Justiça, …
7
02:00
Tire todas as dúvidas sobre a doação de sangue
O frio chegou para te lembrar sobre a importância de doar sangue. Uma simples doação pode ajudar até quatro pessoas! Durante …
8
02:58
O que revela a foto de Bolsonaro ao lado de Neymar
O presidente Jair Bolsonaro postou uma foto ao lado de Neymar após o amistoso entre Brasil e Qatar, que aconteceu …