Mulher esconde bilhete na lição de casa do filho para denunciar violência doméstica

Com informações da BBC Brasil

Por: Redação | Comunicar erro

Uma mulher uruguaia, vítima de violência doméstica, encontrou uma forma inusitada de denunciar os maus-tratos do marido para a polícia na Espanha. Sob vigilância frequente do agressor, ela conseguiu esconder um bilhete com um pedido de ajuda na lição de casa de seu filho de 8 anos.

Moradora de Benalmádena, na província de Málaga, no sul do país, a mulher não podia sair na rua sozinha, usar o celular ou entrar nas redes sociais sem a autorização do marido, que checava frequentemente seu telefone e filtrava qualquer contato com o mundo exterior. Os relatos foram feitos pela polícia ao jornal ABC, que revelou o caso.

No recado colocado na lição de casa, ela explicava sua situação e dava dados pessoais, como seu endereço. A professora logo encontrou o bilhete dentro de um livro e alertou a direção da escola, que entrou em contato com as autoridades e o Centro Municipal da Mulher de Benalmádena.

A mulher uruguaia vivia sob vigilância do marido

Sem causar riscos à mulher, foi elaborado um plano para investigar o caso e não levantar suspeitas. O casal foi convocado a uma suposta reunião no colégio a respeito do filho. Ao chegarem no local, o marido esperou do lado de fora e a vítima entrou na sala.

Ela relatou aos policiais todas as agressões que estava sofrendo, inclusive que ele havia colocado fogo na cama para intimidá-la. O homem foi detido na própria escola, no entanto, depois libertado com a condição de se manter afastado a uma distância mínima da uruguaia e de usar uma pulseira eletrônica que informa à polícia se a determinação não for cumprida.

Agora, a mulher e a criança estão recebendo assistência do Instituto Andaluz da Mulher, órgão governamental dedicado aos direitos da igualdade de gênero.

Leia a matéria na íntegra.

1 / 8
1
04:47
Entenda como o fogo na Amazônia virou uma crise internacional
O fogo que consome a Amazônia, maior floresta tropical do mundo, já representa 52,5% de todas as queimadas registradas no …
2
02:58
Como se prevenir de doenças
Você sabe o que são as doenças crônicas não transmissíveis? Hoje, a Dra. Aline Oliveira, médica de família, fala sobre ações …
3
03:13
Kinoplex: o cinema sem defeitos em São Paulo!
Quem disse que cinema de shopping é tudo igual? São Paulo acaba de ganhar um espaço exclusivo, com seis salas …
4
08:59
Vinicius Poit defende Salles como ministro do Meio Ambiente
O deputado federal Vinicius Poit (NOVO-SP) defendeu a permanência de Ricardo Salles como ministro do Meio Ambiente no Governo Bolsonaro. …
5
02:28
Quais são os sintomas que são gerados pelo estresse?
Com a correria do dia-a-dia somos facilmente pegos pelo estresse. E o nosso corpo indica sinais de que estamos fisicamente …
6
03:52
Surge o BolsoLula: os mesmos vícios da velha política brasileira
No vídeo, o jornalista Gilberto Dimenstein explica o conceito da expressão 'BolsoLula' e analisa as consequências da interferência política exercida …
7
04:15
Como os Beatles mudaram minha vida: parte 1
Como seria o mundo sem a inovação e energia que a música ganhou pós-Beatles. Imaginou? E se as pessoas também …
8
03:02
Jair Bolsonaro é louco, ignorante ou irresponsável?
O presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento nesta quarta-feira, 21, apontando que ONGs poderiam estar por trás das queimadas na …