Município sul-africano causa polêmica ao oferecer bolsas de estudo para meninas virgens

Com informações da BBC Brasil

O município de Uthukela, na província de KwaZulu-Natal, África do Sul, causou polêmica e indignação ao anunciar bolsas de estudos para meninas que preencherem dois requisitos: terem obtido excelentes resultados no ensino médio e serem virgens. Organizações feministas já se pronunciaram a respeito da iniciativa, afirmando que é uma violação da dignidade das mulheres.

O conselho do município ofereceu mais de cem bolsas e 16 delas foram concedidas a garotas virgens. “A bolsa é destinada às jovens que ainda são virgens. É uma categoria que foi criada este ano pela prefeita”, declarou à AFP o porta-voz da prefeitura de Uthukela, Jabulani Mkhonza.

A prefeita do município provocou revolta por causa das bolsas para jovens virgens
Créditos: Forest Woodward
A prefeita do município provocou revolta por causa das bolsas para jovens virgens

“A prefeita [Dudu Mazibuko] encoraja as jovens a continuarem puras e a não terem relações sexuais a fim de se concentrarem nos estudos”, explicou Mkhonza. Na volta das férias, as meninas serão submetidas a um exame médico, e a “bolsa será retirada caso elas tenham perdido a virgindade”, ressaltou.

Instituições de defesa dos direitos das mulheres manifestaram indignação e estimaram que a decisão era inconstitucional. Na África do Sul, muitos jovens dependem de auxílios financeiros públicos para estudar em universidades.

Leia a reportagem na íntegra.