Musa do Movimento Modernista é homenageada na Casa das Rosas

Em março, a programação da Casa das Rosas faz uma homenagem à presença feminina na literatura. No domingo, 7, a partir das 15 horas, abre as portas para a musa do Movimento Modernista, Patrícia Galvão, a Pagu.

Durante toda a tarde, sua vida e seu trabalho intelectual como escritora e poeta, além de sua trajetória jornalística e seu envolvimento político, serão discutidos em debates e palestras.

divulgação
Foto de Pagu
Foto de Pagu

Confira a programação

Pagu 100 – Uma mulher chamada Patrícia Galvão
No domingo, 7, a partir das 15 horas

15h – Debate
Graciela Zabotto e Tatiana Moreti são especialistas na obra da Pagu jornalista e debaterão com o público a importância de seu trabalho jornalístico, ainda pouco explorado.

16h – Palestra: “A musa modernista e o mito Pagu”
Musa e mito se misturam no início da vida de Pagu. Essa palestra abordará o momento que Patrícia Galvão se envolve com as ideias modernistas, quando conhece Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade, e sua fase no ativismo político como membro do Partido Comunista Brasileiro, suas atividades como militante, suas viagens e prisões até o início da década de 1940.

16h30 – Palestra: “A jornalista: atuação de Pagu no Suplemento do Diário de São Paulo”
Junto com Geraldo Ferraz, Patrícia Galvão escreveu para o Suplemento Literário do jornal Diário de São Paulo, entre 1946 e 1948. O intuito dessa palestra é levar ao conhecimento do público suas atividades como jornalista, mostrando os principais temas abordados e como sua atuação contribuiu para a propagação da cultura nos ares da cidade paulistana.

17h – Leitura de poemas
Poetas convidados: Maiara Gouveia, Paulo Ferraz, Rafael Daud e Roberta Ferraz.
Apresentação: Ana Rüsche

Por Redação