Kobra estampa figuras de músicos da MPB em muros de SP

divulgação
Roberto Carlos e Tom Jobim
Roberto Carlos e Tom Jobim

O consagrado muralista paulistano Eduardo Kobra finalizou recentemente mais um de seus trabalhos, que desta vez retrata um tema musical. Trata-se de uma homenagem a músicos da MPB. O mural, que tem 3 metros de altura por 30 metros de comprimento, pode ser visto ao ar livre no muro da Galeria de Arte André, localizado na esquina da avenida Rebouças com a rua Estados Unidos.

A proposta foi pensada inicialmente com a intenção de homenagear Adoniram Barbosa e Noel Rosa, pois ambos comemoram centenário este ano. No amadurecimento da idéia, foram incorporados ao projeto da obra outros grandes expoentes da música popular brasileira como Chico Buarque, Carmem Miranda, Tom Jobim, Jackson do Pandeiro, João Gilberto, Pixinguinha, Roberto Carlos e Cartola.

Essa homenagem faz parte do projeto “Muro das Memórias”, criado em 2005 que, como o próprio título sugere, tem como objetivo resgatar em imagens, temas ligados à nossa história e cultura, retratando-as na paisagem urbana. Um dos trabalhos do artista que mais ficou famoso foi um imenso painel feito na avenida 23 de Maio, com a surpreendente área de 1000 metros quadrados.

Mural
Mural

Já muro recém concluído de Kobra se destaca entre as outras galerias pertencentes ao projeto por ser o primeiro da série a receber cores: todos os outros foram pintados em preto e branco ou em sépia (envelhecida).

Quando questionado se está contente com o resultado, Eduardo Kobra responde: “Esse trabalho da galeria tem uma linguagem mais moderna, ele é todo colorido, vem de encontro com um trabalho que já faço em telas. (…) É a primeira vez que pinto algo desse gênero na rua então com certeza, estou muito satisfeito.” Ele também antecipa que suas próximas criações envolvem pinturas em 3D nas ruas do centro da cidade de São Paulo. O que chama atenção nesse tipo de trabalho é que em um gostoso passeio pela cidade, você pode se deparar e apreciar uma verdadeira obra de arte sem ter feito necessariamente um programa para isso, e ainda, é inteiramente grátis. É só conferir.

Jackson do Pandeiro
Jackson do Pandeiro

Para mais informações a respeito do artista, acesse: www.eduardokobra.com

Por Amanda Rodrigues Cestaro – estudante do 2º ano do ensino médio do Colégio Bandeirantes.