“Não teremos aqui provas cabais” diz procurador que acusa Lula

Por: Redação | Comunicar erro

Nesta quarta-feira, dia 14 de setembro, o Ministério Público Federal (MPF) denunciou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a sua esposa Marisa Letícia e mais seis pessoas na Operação Lava Jato, que requereu o bloqueio de R$ 87 milhões dos denunciados.

Há diversas denúncias, mas até o momento, nenhuma prova
Há diversas denúncias, mas até o momento, nenhuma prova segundo Pozzobom

Segundo a denúncia, Lula teria recebido R$ 3,7 milhões em propinas. Os crimes ainda incluem corrupção ativa, passiva e lavagem de dinheiro. A denúncia não significa que eles sejam culpados, pois ainda caberá à Justiça acolher ou não as argumentações dos promotores. Somente após esta decisão eles serão (ou não) julgados.

Segundo o procurador Deltan Dallagnol, há provas do MPF de que Lula era o “comandante máximo do esquema de corrupção identificado na Lava Jato”. Porém, durante a sua apresentação de Power Point, nada ficou comprovado.

Já o procurador Roberson Henrique Pozzobom, questionado sobre a lavagem de dinheiro que Lula é acusado referente ao triplex do Guarujá, respondeu: “Em se tratando de lavagem de dinheiro, ou seja, em se tratando de uma tentativa de se manter as aparências de licitude, não teremos aqui provas cabais de que Lula é efetivo proprietário no papel do apartamento. Pois, justamente, o fato de ele não configurar como proprietários do triplex, da cobertura em Guarujá, é uma forma de ocultação de dissimulação da verdadeira propriedade”.

Novamente questionado se Lula é realmente culpado, Deltan Dallagnol respondeu. “Todas as provas nos levam a crer, acima de qualquer dúvida razoável, que Lula era o maestro desta grande orquestra concatenada para saquear os cofres da Petrobras e de outros órgãos públicos. Era o general que estava no comando da imensa engrenagem desse esquema, que chamamos de propinocracia”.

Compartilhe:

1 / 8
1
05:08
Ex-presidentes brasileiros que foram presos e você não sabia
Em mais uma etapa da Operação Lava Jato, a Polícia Federal prendeu na manhã desta quinta-feira, 21, o ex-presidente Michel …
2
04:04
Carlos Bolsonaro irrita Rodrigo Maia e complica Previdência
O vereador Carlos Bolsonaro (PSC) irritou o presidente da Câmara Rodrigo Maia com comentários críticos no Twitter. As alfinetadas gerou …
3
01:39
Marcela Temer vira alvo de comentários machistas na web
Após a prisão de Michel Temer pela Lava Jato do Rio de Janeiro, a ex-primeira-dama Marcela Temer virou alvo de …
4
53s
Operação Lava Jato prende ex-presidente Michel Temer
Em mais uma etapa da Operação Lava Jato, a Polícia Federal prendeu na manhã desta quinta-feira, 21, o ex-presidente Michel …
5
02:53
Suzano e Nova Zelândia: os impactos da exposição excessiva
A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, disse que o nome do atirador que matou 50 pessoas em uma mesquita em …
6
02:28
Posse de armas: Nova Zelândia dá exemplo de civilidade ao mundo
Após chocar o mundo nesta semana com o massacre de 50 pessoas em duas mesquitas de Christchurch, a Nova Zelândia …
7
03:10
Entenda o mistério por trás da boneca Momo
Ainda mais perturbador, o Desafio da Momo está de volta e desta vez a boneca aparece supostamente dentro de vídeos …
8
02:25
Bolsonaro apoia a construção de muro entre EUA e México
Em viagem diplomática a Washington, o presidente Jair Bolsonaro disse apoiar a construção do muro na fronteira entre EUA e México, …