“Não teremos aqui provas cabais” diz procurador que acusa Lula

Por: Redação Comunicar erro

Nesta quarta-feira, dia 14 de setembro, o Ministério Público Federal (MPF) denunciou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a sua esposa Marisa Letícia e mais seis pessoas na Operação Lava Jato, que requereu o bloqueio de R$ 87 milhões dos denunciados.

Há diversas denúncias, mas até o momento, nenhuma prova
Há diversas denúncias, mas até o momento, nenhuma prova segundo Pozzobom

Segundo a denúncia, Lula teria recebido R$ 3,7 milhões em propinas. Os crimes ainda incluem corrupção ativa, passiva e lavagem de dinheiro. A denúncia não significa que eles sejam culpados, pois ainda caberá à Justiça acolher ou não as argumentações dos promotores. Somente após esta decisão eles serão (ou não) julgados.

Segundo o procurador Deltan Dallagnol, há provas do MPF de que Lula era o “comandante máximo do esquema de corrupção identificado na Lava Jato”. Porém, durante a sua apresentação de Power Point, nada ficou comprovado.

Já o procurador Roberson Henrique Pozzobom, questionado sobre a lavagem de dinheiro que Lula é acusado referente ao triplex do Guarujá, respondeu: “Em se tratando de lavagem de dinheiro, ou seja, em se tratando de uma tentativa de se manter as aparências de licitude, não teremos aqui provas cabais de que Lula é efetivo proprietário no papel do apartamento. Pois, justamente, o fato de ele não configurar como proprietários do triplex, da cobertura em Guarujá, é uma forma de ocultação de dissimulação da verdadeira propriedade”.

Novamente questionado se Lula é realmente culpado, Deltan Dallagnol respondeu. “Todas as provas nos levam a crer, acima de qualquer dúvida razoável, que Lula era o maestro desta grande orquestra concatenada para saquear os cofres da Petrobras e de outros órgãos públicos. Era o general que estava no comando da imensa engrenagem desse esquema, que chamamos de propinocracia”.

Compartilhe:

1
08:00
Lava Jato usou denúncia contra Lula para abafar crise de Janot e Temer
A matéria mais recente da Vaza Jato publicada pelo site The Intercept Brasil mostra diálogos entre os procuradores da força-tarefa …
2
04:04
O que se sabe sobre as manchas de óleo no litoral do Nordeste
Nos últimos dias de agosto, manchas de óleo começaram a aparecer em praias do litoral do Nordeste. O problema começou …
3
03:39
Bolsonaro nega envolvimento no caso das candidaturas laranjas do PSL
Durante um de seus encontros recentes com a imprensa, o presidente Jair Bolsonaro voltou a dizer que não tem nenhuma …
4
02:55
STF quer verificar a veracidade dos diálogos entre procuradores e Moro
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, quer verificar a autenticidade das conversas trocadas entre procuradores da Lava …
5
05:39
Por que o STF e a Operação Lava Jato estão em clima de guerra?
A tensão existente entre a Operação Lava Jato e o Supremo Tribunal Federal (STF) não é nenhuma novidade. O problema …
6
03:56
A verdadeira face de Ysani Kalapalo
A presença da jovem indígena Ysani Kalapalo na comitiva do presidente Jair Bolsonaro à ONU, na semana passada, ainda causa …
7
06:40
Trump pode sofrer impeachment?
A abertura de um processo de impeachment contra o presidente norte-americano, Donald Trump, se tornou um dos assuntos mais comentados …
8
15:16
ONU: Bolsonaro elege socialismo, mídia e países europeus como alvos
O presidente Jair Bolsonaro fez, nesta terça-feira, dia 24, seu primeiro discurso na Assembleia Geral da ONU (Organizações das Nações …