Noites de Jazz & Blues no Sesc Consolação faz tributo aos mestres

Por: Redação
John Coltrane, um dos homenageados

Na sexta edição, que começa neste terça-feira, dia 17 e vai até sexta-feira, dia 20, o projeto “Noites de Jazz & Blues” presta uma série de homenagens a mestres do jazz e do blues como Muddy Waters, John Coltrane, Eric Clapton e Little Walter, por meio de talentos como Sérgio Duarte & Entidade Joe, Jazz da Silva, Big Gilson & Blues Dynamite e Flávio Guimarães, respectivamente.

No dia 20 de fevereiro, workshop gratuito de gaita com Flavio Guimarães, às 15h no Miniauditório do CEM.

A série Noites de Jazz & Blues está completando seis anos e, neste período, já apresentou ao público o que a de melhor destes gêneros, trazendo músicos nacionais e internacionais.

Confira a programação completa

Importante: Retirada de ingressos com 1h de antecedência (limitado à lotação do espaço).

Dia 17/2. Terça, às 20h.
Sérgio Duarte & Entidade Joe – Tributo a Muddy Waters
Homenagem ao grande mestre do blues Mudhy Walters, que criou nos anos 50 um formato inovador para o gênero, composto de uma guitarra amplificada, harmônica, piano e bateria.
Com mais de 18 anos de carreira, dois CDs e o terceiro em fase de produção, Sérgio Duarte é considerado um dos pioneiros e mais importantes gaitistas do Brasil. Tem influenciado as novas gerações de gaitistas e seu trabalho é elogiado por figuras referenciais do blues mundial, como James Cotton, Sugar Blue e Mark Hummel e o lendário guitarrista Buddy Guy, para quem já abriu shows. Com o cantor Nasi, integra a banda “Nasi e os Irmãos do Blues” e até hoje participa dos projetos paralelos do vocalista do Ira!.
O grupo Entidade Joe é formado pelo guitarrista Celso Salim, pelo baixista Rodrigo Mantovani e pelo baterista Paulinho Sorriso (Paulo Santos). Convidado especial para este show: o pianista, cantor e compositor Adriano Grineberg.

Dia 18/02. Quarta, às 20h.
Jazz da Silva – Tributo a John Coltrane
Formado por Celso Marques no saxofone, Sergio Solimando na guitarra, Diego Faria no piano, Bob Souza no contrabaixo e Uirá Moreira na bateria, o grupo  interpreta as composições do saxofonista norte- americano John Coltrane, procurando uma sonoridade própria para suas melodias e harmonias.

Dia 19/02. Quinta, às 20h.
Big Gilson & Blues Dynamite – Tributo a Eric Clapton

Formada por músicos com grande experiência, Pedro Leão (ex-Rappa, Gabriel o Pensador e Big Allanbik) no baixo, e Gil Eduardo (fundador do Blues Etílicos) na bateria, a carioca Blues Dynamite Band apresenta um conceito artístico próprio e original de tocar, um “power trio” capitaneado pela guitarra poderosa de Big Gilson.  Um tributo a Eric Clapton, um dos grandes mestres do Blues-Rock de todos os tempos. O show percorre diversas etapas da carreira de Clapton, passando desde sua fase com John Mayall & Bluesbrakers, Cream, Blind faith, até os grandes clássicos de rock e principalmente do blues, sua grande paixão.

Dia 20/02. Sexta, às 20h.
Flávio Guimarães – Tributo a Little Walter
Dizer que Little Walter está para harmônica de blues como Charlie Parker está para o saxofone de jazz e Jimmy Hendrix para guitarra de rock não é nenhum exagero. Indiscutivelmente o mais revolucionário e influente artista da história desse instrumento no blues, Little Walter Jacobs criou a maior parte do arsenal de técnicas e fraseados que passaram a ser ouvidos desde então no instrumento.
Nesse show especial em homenagem aos 40 anos de sua morte, Flávio Guimarães fará um duo acompanhado por músico à guitarra.
Clássicos instrumentais como Juke, Shake Dancer, Off The Wall e The Toddle se revezam com composições próprias onde Flávio mostra sua maior influência, como Below’s Shuffle.

Workshop de Gaita com Flávio Guimarães
Dia 20 de fevereiro, às 15h. Local: Miniauditório do CEM (1º andar). Grátis. Retirada de senha com uma hora de antecedência. 20 vagas. Não recomendado para menores de 12 anos.