O homem responsável por site que deu dicas a atiradores de Suzano

Marcello Valle Silveira Mello criou e abasteceu a plataforma com informações criminosas, que ajudaram e estimularam os ataques

Por: Redação | Comunicar erro
Marcello Valle Silveira Mello e ataque em Suzano
Crédito: Reprodução/TV RPCMarcello Valle Silveira Mello criou o site que ajudou os ataques em Suzano e Realengo

Os massacres das escolas de Realengo, em 2011, e de Suzano, na última quarta-feira, 13, têm mais um aspecto em comum: receberam dicas de um site destinado a extremistas. As informações são do Correio Braziliense.

O responsável pela página é Marcello Valle Silveira Mello, um brasiliense de 33 anos. Ele criou e abasteceu a plataforma com informações criminosas, que ajudaram e estimularam os ataques.

Antes, o homem ameaçou fazer uma chacina na Universidade de Brasília (UnB), onde estudou, mas foi preso pela Polícia Federal pouco antes de realizar o prometido ato terrorista.

Mello nasceu em em uma família de classe média alta brasiliense. Seu pai morreu quando ele ainda era um bebê. A mãe, servidora pública, trabalhou no Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), mas foi afastada do emprego por problemas psiquiátricos, deixando o filho para ser criado pela avó materna.

O criador do site morou 25 anos na capital. Em depoimento à polícia, declarou ter sofrido bullying na escola e disse que odiava mulheres, negros, LGBTs, nordestinos e políticos e militantes de esquerda.

Durante o período em que estudava na UnB, se tornou uma liderança entre os grupos racistas de extrema-direita na internet. Em 2009. Ele foi o primeiro condenado no Brasil por racismo no mundo digital.

Denunciado por colegas e docentes, deixou a universidade para cursar computação em uma faculdade particular, mas não largou o crime, mesmo condenado a um ano e dois meses de prisão. Marcello permaneceu em liberdade devido aos recursos dos seus advogados, que alegavam insanidade do rapaz.

Leia a reportagem na íntegra.

Compartilhe:

1 / 8
1
07:26
STF e o limite da liberdade de expressão
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, anunciou em março a abertura de um inquérito para investigar casos …
2
01:03
Ex-presidente do Peru tenta suicídio após receber ordem de prisão
O ex-presidente do Peru Alan García morreu nesta quarta-feira,17, após atirar contra si mesmo em uma tentativa de suicídio em …
3
04:17
32% acreditam que câncer é causado por traumas, diz pesquisa
O jornal Folha de S. Paulo divulgou uma pesquisa feita pelo Instituto Oncoguia que revela uma situação preocupante: 32% dos …
4
04:45
Famosos fazem desabafo sobre depressão
Recentemente, o humorista Whindersson Nunes publicou uma série de posts em sua rede social desabafando sobre um sentimento profundo de …
5
01:32
Quem disse que não dá para surfar na cidade?
A Surf House Brasil é o lugar perfeito para você quer aprender a surfar ou ficou com saudade de pegar …
6
01:45
Catedral de Notre Dame: 8 séculos de história queimam em Paris
Um incêndio de grandes proporções atingiu a Catedral de Notre Dame, em Paris. O local é um dos pontos turísticos …
7
02:29
Vídeo analisa a maior irresponsabilidade na vida de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro mandou desativar os radares de rodovias federais. Será que é uma boa ideia? A Folha de São …
8
05:43
Entenda a proposta de Bolsonaro para a educação domiciliar
O presidente Jair Bolsonaro assinou o projeto de lei que pretende regulamentar a educação domiciliar no país. Se aprovada pelo …