O homem responsável por site que deu dicas a atiradores de Suzano

Marcello Valle Silveira Mello criou e abasteceu a plataforma com informações criminosas, que ajudaram e estimularam os ataques

Por: Redação
Marcello Valle Silveira Mello e ataque em Suzano
Crédito: Reprodução/TV RPCMarcello Valle Silveira Mello criou o site que ajudou os ataques em Suzano e Realengo

Os massacres das escolas de Realengo, em 2011, e de Suzano, na última quarta-feira, 13, têm mais um aspecto em comum: receberam dicas de um site destinado a extremistas. As informações são do Correio Braziliense.

O responsável pela página é Marcello Valle Silveira Mello, um brasiliense de 33 anos. Ele criou e abasteceu a plataforma com informações criminosas, que ajudaram e estimularam os ataques.

Antes, o homem ameaçou fazer uma chacina na Universidade de Brasília (UnB), onde estudou, mas foi preso pela Polícia Federal pouco antes de realizar o prometido ato terrorista.

Mello nasceu em em uma família de classe média alta brasiliense. Seu pai morreu quando ele ainda era um bebê. A mãe, servidora pública, trabalhou no Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), mas foi afastada do emprego por problemas psiquiátricos, deixando o filho para ser criado pela avó materna.

O criador do site morou 25 anos na capital. Em depoimento à polícia, declarou ter sofrido bullying na escola e disse que odiava mulheres, negros, LGBTs, nordestinos e políticos e militantes de esquerda.

Durante o período em que estudava na UnB, se tornou uma liderança entre os grupos racistas de extrema-direita na internet. Em 2009. Ele foi o primeiro condenado no Brasil por racismo no mundo digital.

Denunciado por colegas e docentes, deixou a universidade para cursar computação em uma faculdade particular, mas não largou o crime, mesmo condenado a um ano e dois meses de prisão. Marcello permaneceu em liberdade devido aos recursos dos seus advogados, que alegavam insanidade do rapaz.

Leia a reportagem na íntegra.

Compartilhe:

1
Visibilidade trans: a história de Thais de Azevedo
O que é violência para você? Para Thais de Azevedo essa pergunta resume uma trajetória de vida. Como mulher trans, …
2
Qual o impacto do feminismo na periferia ? Luana Hansen dá a letra
Dj, MC e produtora musical, Luana Hansen fez e faz história no movimento hip hop há, pelo menos, duas décadas. …
3
Brumadinho: relatos lembram a maior tragédia socioambiental do Brasil
Há um ano, a cidade de Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte (MG) viveria um pesadelo difícil de ser esquecido. Era …
4
Denúncia contra Glenn Greenwald é um ataque à liberdade de imprensa?
Uma denúncia realizada pelo Ministério Público Federal foi vista como um ataque direto à liberdade de imprensa no Brasil. O …
5
9 pontos polêmicos que Sergio Moro se esquivou no Roda Viva
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, foi o primeiro entrevistado da nova temporada do programa Roda Viva, …
6
‘Noivado’ de Regina Duarte com Bolsonaro divide opiniões
“Nós vamos noivar, vou ficar noiva, vou lá conhecer onde eu vou habitar, com quem que eu vou conviver, quais …
7
A queda: entenda a polêmica que custou o cargo de Roberto Alvim
Após praticamente reproduzir um discurso do ministro nazista Joseph Goebbels, o ex-secretário de Cultura, Roberto Alvim, protagonizou uma polêmica que …
8
Impunidade de Victor não é caso isolado no Brasil de Bolsonaro
Victor Chavez, cantor sertanejo da extinta dupla Victor e Léo, foi condenado por agredir a esposa grávida de quatro meses …