ONG lança mapa com distâncias a pé entre as estações de metrô
Ideia é incentivar a prática de exercícios físicos e mostrar que em distâncias curtas pelo transporte compensa fazer o trajeto a pé
Você sabia que entre uma estação e outra de metrô há trajetos que, a pé, são feitos em menos de dez minutos? É o que mostra o mapa feito pela ONG SampaPé, com as distâncias entre todas as estações de metrô de São Paulo.
Feito para incentivar a prática de exercícios físicos, a diretora da ONG, Leticia Sabino, explica que também é importante considerar o tempo gasto dentro das estações. “Quando se compara o tempo de pegar fila, passar na catraca e descer inúmeras escadas, percebe-se que o tempo gasto seria menor se o trajeto fosse realizado a pé.”
A estação Sé, por exemplo, fica a oito minutos da Liberdade, Pedro II e Anhangabaú. Entre a República, Santa Cecília e Marechal Deodoro se leva dez minutos entre uma e outra. O mesmo tempo é gasto entre Clínicas e Sumaré, Saúde e São Judas, Brigadeiro e Trianon-Masp. Veja o mapa.
- Férias em SP: roteiro cultural para fazer usando apenas o metrô
- SP 470: 47 curiosidades sobre São Paulo que talvez você não sabia
- Greve em São Paulo: apenas uma linha do Metrô está totalmente fechada
- Metrô de SP corre o risco de ficar mais caro, dizem metroviários
Para quem percorre curtas distâncias, o mapa pode ser o incentivo de optar pela caminhada. Assim como provoca as pessoas a combinarem transporte público com o exercício, seja embarcando estações antes ou depois daquelas que o passageiro está habituado.
A SampaPé também inclui dois “atalhos” de oito minutos, que são trechos entre estações de linhas diferentes que não possuem ligações pelo metrô, como Ana Rosa com a Chácara Klabin e Anhangabaú com a São Bento. Percursos mais distantes como Penha e Carrão podem ser feitos em 30 minutos, seguida por República e Paulista, de 28 minutos.
- Veja também:
https://movimentese.catracalivre.com.br/sp/qualidade-de-vida/gratis/5-caminhadas-culturais-gratuitas-em-sao-paulo/