ONGs se unem em campanha para integrar bicicleta aos planos de mobilidade

A 'Bicicleta nos Planos' quer orientar a sociedade para a inclusão da bicicleta como meio de transporte

Por: Redação Comunicar erro

As associações Bike Anjo, Transporte Ativo e União de Ciclistas do Brasil (UCB), com apoio do Instituto Clima e Sociedade (ICS), se uniram para dar continuidade à campanha “Bicicleta nos Planos“, idealizada em dezembro de 2015, em Campo Grande (MS). O objetivo é orientar a sociedade para a inclusão da bicicleta como meio de transporte nos Planos de Mobilidade Urbana (PMU) dos municípios.

Até agora, dez cidades brasileiras já fazem parte da campanha: Bragança Paulista (SP), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Maringá (PR), Manaus (AM), Poços de Caldas (MG), Cachoeirinha (RS), Recife (PE) e Salvador (BA). Os locais foram selecionados levando em consideração o porte dos municípios, a distribuição regional e o engajamento da sociedade civil local.

No entanto, a ideia é que a “Bicicleta nos Planos” se espalhe por mais cidades do país. Para isso, as associações criaram uma plataforma aberta com todo tipo de informação e material necessário para auxiliar pessoas que tenham interesse em incluir a bicicleta nos Planos de Mobilidade de sua cidade.

O objetivo é integrar a bicicleta aos planos de mobilidade

A criação da campanha ocorreu após o descumprimento da Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU, Lei Federal 12.587/2012), que determinava que os municípios brasileiros com mais de 20 mil habitantes deveriam ter elaborado este Plano até abril de 2015.

Segundo levantamento da NTUrbano, mais de 70% das cidades não cumpriram a ordem. De acordo com a PNMU, a bicicleta junto com pedestres e outros modos de transportes movidos à propulsão humana devem ser considerados prioridade nas cidades.

Para 2016, está previsto o acompanhamento dos Planos de Mobilidade Urbana das dez cidades selecionadas pela campanha e também o auxílio a outros municípios que queiram participar e se engajar.

Compartilhe:

1 / 8
1
09:33
Glenn Greenwald: Os limites do jornalismo no governo Bolsonaro
Em entrevista a Gilberto Dimenstein, da Catraca Livre, Glenn Greenwald, fundador do The Intercept Brasil, site responsável pela série de …
2
03:50
Clã Bolsonaro nomeou familiares para cargos de confiança
Uma reportagem publicada pela revista Época mostra que 17 familiares de Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro,  foram …
3
10:59
David Miranda x Coaf: Glenn Greenwald fala sobre a investigação
Uma matéria publicada pelo jornal O Globo deu destaque para um relatório do Coaf, em que o deputado federal David …
4
05:12
Glenn Greenwald fala qual foi a matéria mais importante da #VazaJato
Qual foi a matéria mais importante da #VazaJato até agora? Quem responde essa pergunta é o jornalista Glenn Greenwald, do …
5
04:32
É possível apoiar a #VazaJato ao mesmo tempo que a Operação Lava Jato?
O jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, deu uma longa entrevista ao jornalista Gilberto Dimenstein sobre a …
6
06:21
Prefeito do Rio censura HQ dos Vingadores por conta de beijo gay
O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, mandou recolher todos os exemplares do gibi “Vingadores – A Cruzada das …
7
04:35
Facada em Bolsonaro completa um ano com mais uma cirurgia
O presidente Jair Bolsonaro, comemorou junto à imprensa nesta sexta-feira, 6, o que chamou de “aniversário” de um ano da …
8
10:37
Entenda a mente do Bolsonaro por Alexandre Frota e Fernando Holiday
Os deputados, ex-aliados do governo Bolsonaro, Alexandre Frota (PSDB) e Fernando Holiday (DEM) estiveram na Catraca Livre e falaram sobre …