ONU manifesta preocupação sobre o trabalho escravo no Brasil

Por: Redação | Comunicar erro

A Organização das Nações Unidas lançou nesta sexta-feira, dia 29, um artigo técnico de posicionamento a respeito do trabalho escravo no Brasil. No documento, a ONU defende a manutenção do conceito de “trabalho escravo” vigente no país e a reativação do cadastro de empregadores flagrados com mão de obra escrava (chamado de “lista suja”), que está suspenso pelo Supremo Tribunal Federal desde 2014.

O texto da organização ressalta avanços significativos no Brasil para a erradicação do trabalho escravo, como a ratificação das Convenções nº 29 e 105 da OIT e demais tratados internacionais de direitos humanos sobre o tema e a criação de instrumentos para institucionalizar o combate ao crime como uma política de estado.

O trabalho infantil ainda é muito presente no país

Em 2003, o país atualizou sua legislação criminal com um conceito moderno de trabalho escravo, que envolve a restrição de liberdade e a servidão por dívidas, além de outras violações da dignidade da pessoa humana.

O documento da ONU surgiu para evitar os retrocessos nas conquistas alcançadas pelo Brasil e ainda incluiu uma série de recomendações, como a definição do termo “trabalho escravo”, previsto no Código Penal Brasileiro (Art. 149). Acesse o artigo na íntegra.

Escravidão

Embora a escravidão tenha sido abolida em diversos países, sua prática continua disseminada sob “formas contemporâneas”, que incluem violações variadas, como o trabalho forçado e o trabalho infantil, o uso de crianças em conflitos armados, a servidão por dívidas e a doméstica, casamentos servis, escravidão sexual e tráfico de pessoas.

Em 2012 existiam cerca de 21 milhões de pessoas submetidas a trabalho forçado no mundo, segundo estimativas da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Quase metade delas (11,4 milhões) eram mulheres e meninas.

1 / 8
1
03:54
Bancada do PSL passa vergonha ao convocar e desconvocar Glen Greenwald
O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) apresentou na quarta-feira, dia 12, um requerimento na Comissão de Segurança Pública da Câmara …
2
03:48
O melhor jornal do mundo faz a pior reportagem para Bolsonaro
Essa é a pior reportagem já publicada num jornal estrangeiro contra Jair Bolsonaro. Por dois motivos: saiu no mais importante …
3
03:47
A estranha conexão entre o caso Najila Trindade e Sérgio Moro
O jornalista Gilberto Dimenstein publicou em sua coluna no site Catraca Livre um texto em que conecta dois casos de …
4
03:04
Entendas os possíveis impactos do vazamento das mensagens de Moro
O site The Intercept Brasil divulgou trechos de mensagens trocadas entre o então juiz Sérgio Moro, atual ministro da Justiça, …
5
02:00
Tire todas as dúvidas sobre a doação de sangue
O frio chegou para te lembrar sobre a importância de doar sangue. Uma simples doação pode ajudar até quatro pessoas! Durante …
6
02:58
O que revela a foto de Bolsonaro ao lado de Neymar
O presidente Jair Bolsonaro postou uma foto ao lado de Neymar após o amistoso entre Brasil e Qatar, que aconteceu …
7
05:25
Projeto pode acabar com multa no transporte de criança sem cadeirinha
De acordo com o projeto de lei entregue pessoalmente pelo presidente Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados nesta terça-feira, dia …
8
02:00
Maior parte dos brasileiros é contra flexibilização das armas
Uma pesquisa divulgada pelo Ibope aponta que a maior parte dos brasileiros não apoia a flexibilização do porte e da …