Onyx compara arma de fogo a liquidificador e polemiza

Ministro da Casa Civil acredita que perigo de revólver para a criança é o mesmo de um eletrodoméstico

Por: Redação | Comunicar erro

Onyx Lorenzoni, ministro da Casa Civil, comparou o grau de periculosidade de uma arma de fogo a um liquidificador para uma criança, na última terça-feira, 15, em uma entrevista coletiva após a cerimônia em que o decreto que flexibilizou a posse de armas no Brasil foi assinado por Jair Bolsonaro.

A fala do político aconteceu depois de ser questionado sobre como seria a fiscalização dos cofres em que as armas devem ser guardadas a partir de agora. Segundo ele, o cuidado terá de ser “redobrado” e usou como exemplo um acidente doméstico com um eletrodoméstico.

Onyx Lorenzoni, ministro da Casa Civil arma liquidificador
Crédito: Reprodução/GloboNewsOnyx Lorenzoni, ministro da Casa Civil, causou polêmica ao comparar arma com liquidificador

“Quem tem criança pequena, adolescentes ou pessoas com deficiência mental tem que ter um cuidado redobrado com arma. Às vezes a gente vê criança pequena que coloca o dedo no liquidificador, liga o liquidificador, vai lá e perde o dedinho. E daí, nós vamos proibir o liquidificador? É uma questão de educação e de orientação. Nós colocamos isso (no texto do decreto) para mais uma vez alertar e proteger as crianças e os adolescentes”, declarou ao jornal “O Globo”.

Onyx destacou ainda que a pessoa que entrar com o pedido de posse de arma ficará responsável por ter um cofre ou não: “O cidadão vai declarar. Se ele disser que tem cofre, tem cofre. Se ele disser que tem um compartimento com tranca, está valendo”.

A declaração do ministro causou polêmica na internet e deixou o nome do político entre os assuntos mais comentados do Twitter nesta quarta-feira, 16. Até Fernando Haddad, candidato à presidência nas eleições de 2018, se manifestou contra Onyx. Confira algumas reações:

Compartilhe:

Tags: #politica
1 / 8
1
04:17
Estadão, Folha e O Globo apontam possível queda de Bolsonaro
Os jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo e O Globo - de maior circulação no país - …
2
04:56
Maconha e nudez usadas no WhatsApp contra universidades
Entenda como o pensamento de Olavo de Carvalho, guru de Jair Bolsonaro, impactou e instaurou uma crise generalizada em uma …
3
03:22
Teoria da conspiração associa facada em Bolsonaro ao filho Carlos
Teorias conspiratórias são, por definição, baseadas na irrealidade. Em alguns casos, em loucura. Mas uma em especial tem ganhado destaque …
4
04:04
Justiça quebra sigilo bancário de Flávio Bolsonaro e Queiroz
As acusações envolvendo esquemas de corrupção no gabinete de Flávio Bolsonaro estão ganhando um novo capítulo. Pedra no sapato do …
5
02:52
Bolsonaro diz que vai indicar Sergio Moro para vaga no Supremo
O presidente Jair Bolsonaro se comprometeu em indicar o ministro Sergio Moro para uma vaga no Supremo Tribunal Federal. A …
6
03:41
Movimentos estudantis convocam ato contra os cortes na educação
Um ato marcado para esta quarta-feira, 15 de maio, promete mobilizar secundaristas, universitários, pós-graduandos, professores e outros profissionais contra os …
7
06:06
A construção do papel de mãe para quem opta pela adoção
O depoimento de Rosangela Ferreira faz parte do especial Mãe não é tudo igual, que destaca que cada maternidade tem …
8
06:33
O drama de retornar ao trabalho após a licença maternidade
O depoimento de Maria da Conceição faz parte do especial Mãe não é tudo igual, que destaca que cada maternidade …