Socióloga Maria Lucia Barbosa diz ser inventora da Ursal em 2001

Informar

Orca deixa corpo de filhote morto após carregá-lo por 17 dias

Mãe orca foi vista por pesquisadores sem o filhote e junto com outras orcas e aparenta estar bem

Por: ANDA - Agência de Notícias de Direitos Animais | Comunicar erro

Depois de 17 dias, mãe orca deixa de carregar corpo do filhote morto. Tahlequah faz parte de um grupo de orcas que é monitorado por pesquisadores e foi vista no último sábado, 11, nadando sem o corpo do bebê e junto com outras baleias, segundo o “The Seattle Times”.

“A provação dela carregando um filhote morto por pelo menos 17 dias e 1.600 quilômetros agora acabou, graças a Deus”, disse  Ken Balcomb, diretor fundador do Center for Whale Research, em um e-mail ao “The Seattle Times“.

Segundo o pesquisador, ela apresenta sinais de que está se alimentando e está bem.  Provavelmente, a orca perdeu dois outros filhotes desde que deu à luz um filhote em 2010, e a perda recente pode ter sido “emocionalmente difícil” para ela lidar.

O pesquisador afirma que a razão para que tantas orcas estejam perdendo seus bebês é a falta de salmão, a principal fonte de alimento das orcas.

O primeiro filhote de orca nascido em quase três anos morreu logo após o nascimento. A mãe do animal, em luto, não conseguiu se despedir de seu bebê e por isso carregou o cadáver dele consigo pelos mares por tanto tempo. Ela foi vista apoiando o recém-nascido morto em seu corpo, e tentando mantê-lo balançando perto da superfície nas águas da costa de Victoria, na Colúmbia Britânica.

Reprodução | The Daily Mail

A reação não é estranha para os cientistas. No início deste ano, um estudo realizado por uma organização sem fins lucrativos revelou que baleias e golfinhos realizam “vigílias” por seus mortos. Os animais se agarram aos corpos sem vida de seus filhos por dias, tentando mantê-los a salvo de predadores.

“O bebê era tão recém-nascido que não tinha gordura. Continuava afundando, e a mãe o levantava à superfície”, disse Balcomb.

Confira esta história e outras notícias inspiradoras sobre animais na ANDA (Agência de Notícias de Direitos Animais).

Baleia é encontrada morta após ingerir 29 kg de plástico

Compartilhe:

Autor: ANDA - Agência de Notícias de Direitos Animais

O maior portal de notícias sobre animais do Mundo.