Outdoor com topmodel brasileira levanta polêmica na Alemanha

Por: Redação Comunicar erro
reprodução/Twitter

A topmodel brasileira Adriana Lima estampa um outdoor gigante, de 14 metros quadrados, diante do prédio da prefeitura de Munique, na Alemanha.

Apenas de biquíni e em uma pose muito sexy, a modelo despertou a atenção dos alemães, não pela sua beleza, mas pela objetificação sexual da mulher. O anúncio já foi chamado de “machista” e “monstruoso” nas redes sociais.

O jornal alemão “Süddeutsche Zeitung” publicou matéria contando como turistas têm tirado selfies com a imagem, enquanto moradores, guias turísticos e o conselho municipal de equiparação entre os sexos registraram queixas contra o anúncio com a brasileira.

A controvérsia ocorre em meio ao debate sobre anúncios sexistas levantados pelo ministro da Justiça do país, Heiko Mas, que propôs uma lei para proibir publicidade que trate homens e mulheres como objetos sexuais.

A prefeita de Munique, Christine Strobl, pondera sobre a propaganda postada bem diante da janela de seu gabinete na prefeitura: “Já vi publicidades mais misóginas, mas comercial de biquíni num local símbolo da cidade não é bom.” No entanto, “até onde estou informada, não podemos fazer nada contra o anúncio”.

Outra crítica que recai sobre a propaganda é o estímulo à magreza. A deputada Lydia Dietrich, do Partido Verde da Alemanha, critica o tamanho, a localização e a mensagem do outdoor: “Ele ensina às meninas: vocês devem ser o mais magras possível, quase anoréxicas.”

1 / 8
1
08:59
Lobão analisa a relação de Bolsonaro com seus filhos
Um dos poucos nomes do meio artístico a apoiar a eleição de Jair Bolsonaro (PSL), o músico Lobão revelou recentemente …
2
08:31
Lobão explica como funciona a mente de Olavo de Carvalho
Em entrevista ao vivo no estúdio da Catraca Livre para o jornalista Gilberto Dimenstein, o cantor Lobão, ex-afeto de Olavo …
3
03:39
Alter do Chão sofre com incêndio de grandes proporções
As chamas que consomem uma área de preservação ambiental de Alter do Chão, em Santarém, no Pará, voltaram a se …
4
09:33
Glenn Greenwald: Os limites do jornalismo no governo Bolsonaro
Em entrevista a Gilberto Dimenstein, da Catraca Livre, Glenn Greenwald, fundador do The Intercept Brasil, site responsável pela série de …
5
03:50
Clã Bolsonaro nomeou familiares para cargos de confiança
Uma reportagem publicada pela revista Época mostra que 17 familiares de Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro,  foram …
6
10:59
David Miranda x Coaf: Glenn Greenwald fala sobre a investigação
Uma matéria publicada pelo jornal O Globo deu destaque para um relatório do Coaf, em que o deputado federal David …
7
05:12
Glenn Greenwald fala qual foi a matéria mais importante da #VazaJato
Qual foi a matéria mais importante da #VazaJato até agora? Quem responde essa pergunta é o jornalista Glenn Greenwald, do …
8
04:32
É possível apoiar a #VazaJato ao mesmo tempo que a Operação Lava Jato?
O jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, deu uma longa entrevista ao jornalista Gilberto Dimenstein sobre a …