Papa excomunga padre brasileiro suspeito de estuprar freiras

Essa é a mais severa punição que a Igreja Católica pode dar a um clérigo

Por: Redação Comunicar erro
papa padre estupro
Crédito: reproduçãoPapa Francisco excomunga padre goiano por suspeita de estuprar freiras

Nesta quarta-feira, 20, o padre goiano Jean Rogers Rodrigo de Sousa, ou padre José Maria, como era conhecido, suspeito de estuprar ex-freiras e ex-noviças, foi excomungado por ordens do Papa Francisco. Essa é a punição mais severa que a Igreja Católica pode dar a um clérigo, e significa que Jean Rogers deixa de ser sacerdote.

A expulsão do padre é o desfecho de uma investigação coordenada pela própria Igreja Católica contra o religioso, que já havia deixado rastros de suspeitas pelas dioceses por que passou. Atualmente, o padre respondia aos bispos da Ciudad del Este, no Paraguai.

“O sacerdote Jean Rogers Rodrigo de Sousa, desta diocese, recebeu do Santo Padre o decreto de perda do estado clerical e a dispensa das obrigações correspondentes”, diz documento assinado pelo monsenhor Guillermo Steckling. Jean Rogers é acusado de estuprar pelo menos 11 mulheres, e já havia sido afastado temporariamente, mas agora é ordem definitiva.

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, correm processos em sigilo contra o ex-padre na Justiça comum, nenhum com veredicto. Nas redes sociais, Jean Rogers já declarou apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PSL), com citações do tipo “uma Ave Maria para livrar o Brasil do comunismo”.

1 / 8
1
08:59
Lobão analisa a relação de Bolsonaro com seus filhos
Um dos poucos nomes do meio artístico a apoiar a eleição de Jair Bolsonaro (PSL), o músico Lobão revelou recentemente …
2
08:31
Lobão explica como funciona a mente de Olavo de Carvalho
Em entrevista ao vivo no estúdio da Catraca Livre para o jornalista Gilberto Dimenstein, o cantor Lobão, ex-afeto de Olavo …
3
03:39
Alter do Chão sofre com incêndio de grandes proporções
As chamas que consomem uma área de preservação ambiental de Alter do Chão, em Santarém, no Pará, voltaram a se …
4
09:33
Glenn Greenwald: Os limites do jornalismo no governo Bolsonaro
Em entrevista a Gilberto Dimenstein, da Catraca Livre, Glenn Greenwald, fundador do The Intercept Brasil, site responsável pela série de …
5
03:50
Clã Bolsonaro nomeou familiares para cargos de confiança
Uma reportagem publicada pela revista Época mostra que 17 familiares de Ana Cristina Valle, ex-mulher do presidente Jair Bolsonaro,  foram …
6
10:59
David Miranda x Coaf: Glenn Greenwald fala sobre a investigação
Uma matéria publicada pelo jornal O Globo deu destaque para um relatório do Coaf, em que o deputado federal David …
7
05:12
Glenn Greenwald fala qual foi a matéria mais importante da #VazaJato
Qual foi a matéria mais importante da #VazaJato até agora? Quem responde essa pergunta é o jornalista Glenn Greenwald, do …
8
04:32
É possível apoiar a #VazaJato ao mesmo tempo que a Operação Lava Jato?
O jornalista Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil, deu uma longa entrevista ao jornalista Gilberto Dimenstein sobre a …