Parada do Orgulho LGBT no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro

O Complexo da Maré é o maior conglomerado de favelas cariocas. E na rua principal da favela Nova Holanda rolou a 4ª Parada do Orgulho LGBT no dia 4 de setembro, um domingo que trouxe um pouco mais de colorido para a região.

O pessoal do The Intercept Brasil fez um vídeo que mostra um pouco do que rola por lá. Dá só uma olhada!

A matéria divulgou que, “os últimos números divulgados pelos Centros de Cidadania LGBT do Rio Sem Homofobia dão conta de quase 1.300 casos de violência contra gays, lésbicas, travestis e transexuais no estado do Rio em 2014, registrados em apenas quatro centros de atendimento – o que leva a uma média de 3,54 casos de crime de ódio por dia”.

Segundo Henrique Rabello de Carvalho, vice Presidente da Comissão de Direito Homoafetivo da OAB-RJ, “Os dados recolhidos pelo serviço Disque 100 LGBT, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, estão em consonância com as denúncias informadas pelo GGB. Não tipificar esse crime de ódio envia uma mensagem à sociedade de que a violência contra a população sexo diversa é tolerada e aceita, o que permite que esses crimes aconteçam e, o que é pior, que o índice e a frequência aumentem”.

Por Felippe Canale

Jornalista parceiro da Catraca Livre