‘Passanela’: ajude a tornar a Passarela de Pedestres da Rebouças um lugar mais seguro e agradável de caminhar

O projeto, em captação no Catarse, quer começar por SP para depois transformar todas as passarelas de pedestres do Brasil

Por: Redação | Comunicar erro

E se todas as passarelas de pedestres das cidades do Brasil fossem  sombreadas, bonitas e proporcionassem uma experiência agradável para quem passa por elas? É isso que propõe o projeto Passanela, que está em campanha para arrecadação de fundos no Catarse.

Para começar, a iniciativa quer dar uma nova cara para a Passarela da Av. Rebouças (Hospital das Clínicas) e contribuir para que outras também possam ser transformadas. O objetivo da iniciativa é chamar a atenção para a valorização do pedestre, além de tornar sua experiência de passagem mais acessível, segura e confortável.

Com o dinheiro captado no Catarse, a Passarela da Rebouças vai ganhar pequenas estruturas como bancos, sombras, sinalização e intervenções para melhorar a acessibilidade do local. Além disso, será feito um “Guia de Ativação de Passarelas” para que essas soluções e metodologia possam ser replicadas em qualquer outro lugar.

Hoje a experiência dos usuários com o equipamento é bem negativa. Não há sombra, lugar pra sentar, acessibilidade, nem iluminação. Como liga hospitais ao corredor de ônibus, muitas das pessoas que passam por ali estão fragilizadas e tem dificuldade de locomoção.

O coletivo responsável pela iniciativa é um grupo multidisciplinar de todo o Brasil, com integrantes do Equador e da França (entre eles arquitetos, engenheiros, comunicadores, produtores, advogados, artistas, designers). Seu objetivo é explorar a cidade, localizar problemas e potenciais urbanos, e por fim prototipar e implementar ideias para melhorar a qualidade e o uso dos espaços públicos.

 

Compartilhe:

1 / 8
1
05:31
Conheça o mistério sobre o poder de Carlos Bolsonaro
Os ataques do vereador carioca Carlos Bolsonaro (PSC-RJ) direcionados ao vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB), ganharam mais um capítulo nesta quarta-feira, …
2
05:53
Síndrome de Bolsonaro explica embate com o vice-presidente
A batalha contra o vice Hamilton Mourão virou uma bomba para Jair Bolsonaro. Acabou em um desastrado vídeo postado no …
3
20:44
Manifesto pela cultura: a visão de Alê Youssef sobre São Paulo
"São Paulo é uma plataforma multicultural, é uma das capitais mundiais da cultura. No momento em que se ataca a …
4
07:26
STF e o limite da liberdade de expressão
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, anunciou em março a abertura de um inquérito para investigar casos …
5
01:03
Ex-presidente do Peru tenta suicídio após receber ordem de prisão
O ex-presidente do Peru Alan García morreu nesta quarta-feira,17, após atirar contra si mesmo em uma tentativa de suicídio em …
6
04:45
Famosos fazem desabafo sobre depressão
Recentemente, o humorista Whindersson Nunes publicou uma série de posts em sua rede social desabafando sobre um sentimento profundo de …
7
01:32
Quem disse que não dá para surfar na cidade?
A Surf House Brasil é o lugar perfeito para você quer aprender a surfar ou ficou com saudade de pegar …
8
01:45
Catedral de Notre Dame: 8 séculos de história queimam em Paris
Um incêndio de grandes proporções atingiu a Catedral de Notre Dame, em Paris. O local é um dos pontos turísticos …