Informar

Peça teatral sobre ‘truculência policial’ é interrompida pela PM

Por: Redação | Comunicar erro

Uma peça de teatro, realizada na cidade de Santos, em São Paulo, foi interrompida pela PM e um dos atores foi algemado, colocado no camburão e conduzido até o 1º Distrito Policial de Santos.

Durante a ação os policiais retiveram aparelhos de celulares e parte do equipamento da equipe dos artistas, como caixas de som e instrumentos musicais. A intenção de tomarem os celulares foi justamente para que as cenas não fossem divulgadas. Assista!

Caio Martinez Pacheco, ator que foi detido, disse que ao se recusar a entrar no camburão, “Me algemaram de maneira brutal e me levaram”.

Durante uma entrevista coletiva, Caio disse que o projeto “Foi montado a partir de um edital do Governo do Estado de São Paulo que seleciona 15 espetáculos, propostas, por ano de montagens. São 350 projetos que são inscritos para selecionar 15 e ficamos em 2° lugar no edital de 2014 para realizar em 2015. Esse espetáculo estreou em setembro de 2015 no Festival Santista de Teatro, percorreu algumas unidades do Sesc, mais de nove cidades do Estado e alguns festivais de importância nacional. Agora, em 2015, inscrevemos esse projeto com o vídeo já pronto e todos os signos que a gente apresenta em espaço público para um outro edital do Governo de Estado de circulação de obras artísticas pelo Estado de São Paulo e ele foi também contemplado em 2° lugar para circular por 11 cidades”.

Artistas teriam ido até o Palácio da Polícia para acompanhar o ator
Artistas teriam ido até o Palácio da Polícia para acompanhar o ator

Ainda segundo Raquel Rollo, atriz e produtora do grupo teatral Trupe Olho da Rua, o grupo já havia se apresentado mais de 20 vezes naquela praça, inclusive na presença de policiais, mas “nunca houve isso”. E completou “Fomos surpreendidos por essa abordagem da polícia, que se incomodou com os signos colocados no espetáculo. Porque aborda exatamente a violência do Estado”.

A peça fala justamente da truculência policial e usou diversos signos e elementos para representar isso, fato que incomodou os PMs que estavam presentes.

O caso de suposto abuso policial será investigado pela Secretaria da Segurança Pública.

Compartilhe: