PedalUSP e rede social para melhorar o transporte na USP

Por: Redação

Alunos da USP criaram o PedalUSP projeto de compartilhamento de bicicletas, foram apresentados pela primeira vez no TEDxUSP. A ideia, dos estudantes de engenharia mecatrônica da Poli, Maurício Matsumoto e Maurício Villar, foi apoiada pelo Cocesp, por meio de financiamentos, fornecimento de informações e disponibilização de contatos de possíveis patrocinadores. Para Matsumoto, o ProPESC (Programa de Pesquisa e Experimentação sobre Sustentabilidade para o Campus) é ideal para propostas de experiências aplicáveis ao campus , já que não se trata de uma administração pública inatingível.

Em complementação a projetos como o PedalUSP, os alunos Marcelo Machado, João Tavares, Hanokh Yamagishi e Mauricio Watanabe Ribeiro, da Poli, realizaram uma pesquisa de campo para levantar a demanda de infraestrutura para bicicletas no campus. Foi aplicado um questionário a ciclistas em relação aos hábitos de uso da bicicleta, como a frequência de viagens por semana, as rotas e destinos dentro da USP, a existência de bicicletários nas unidades do campus, entre outros.

A partir dos dados coletados, foram propostas quatro ciclo faixas, baseadas na demanda existente atualmente na USP. Segundo Watanabe, após visitas em todas as unidades para a avaliação dos bicicletários e da infraestrutura necessária, um dos itens de maior preocpação foi a falta de bicicletário no prédio da Física, local de grande movimento, principalmente em função do Bandejão, onde foram observadas bicicletas amarradas nos postes e corredores.

Outro projeto apoiado pelo ProPESC é o Sistema Integrado de Transporte Sustentável (SITS), desenvolvido pelos alunos Adriano Carezzato, Bruno Peruchi, Filipe Junqueira e Thadeu Hiroshi Ferraz, da Poli. O projeto consiste em um portal na internet, que abrigará informações sobre mobilidade dentro do campus, com ênfase na divulgação do sub-sistema de transporte solidário, as caronas.

A ideia central do projeto é a criação de uma rede social para a formação de um sistema de caronas. Seria feito um cadastro de rotas e hábitos de transporte, além da disponibilização de um mapa virtual, que informaria os pontos de oferta e demanda de caronas dentro do campus.

As informações são do Jornal do Campus, para na integra clique aqui