Peixe dourado passa por cirurgia para remover tumor do abdome

Um peixe dourado passou por uma cirurgia na parte externa do abdome para a retirada de um tumor. A operação foi realizada com sucesso, no dia 15 de janeiro, por uma equipe de veterinários da Universidade de Passo Fundo (UPF), no interior do Rio Grande De Sul. As informações são da Folha de S. Paulo.

O animal, batizado de Gold, de 10 anos, começou a ter como os primeiros sintomas da doença a falta de apetite e, após a identificação do problema, precisou ser operado com urgência. Para que o Gold não perdesse o ar durante o procedimento, que ocorreu fora da água, o peixe foi entubado.

Após a minuciosa intervenção, o animal foi colado no aquário em que vive no laboratório de ictiologia, da UPF. Depois de sete minutos depois estava nadando.

Nove veterinários foram responsáveis pelo procedimento

O procedimento não é inédito, no entanto, os médicos responsáveis pela cirurgia afirmaram que particularidades como a dose extra de anestesia e de analgésico tornaram a operação complexa.

O tratamento pós-operatório de Gold foi encerrado na semana passada e, recuperado do câncer, o peixe voltou a comer cerca de cinco gramas de ração por dia. O peixe foi tratado com quimioterapia e sessões de crioterapia.

Outro caso de sucesso

Em setembro do ano passado, veterinários do Lort Smith Hospital, em Melbourne, na Austrália, realizou um procedimento para a retirada de um tumor na cabeça de George, um peixe dourado australiano .

Leia a matéria completa