Últimas notícias:

Loading...

Pesquisa aponta que 50,7% acreditam que covid foi criada pela China

Outros 56,4% acham que os hospitais inflam o número de mortos pela covid-19

Por: Redação

As teses sobre a pandemia defendidas pelo Jair Bolsonaro (sem partido) têm ecoado com sucesso sobre parte da população brasileira. É o que aponta uma pesquisa feita pelo Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação publicado nesta sexta-feira, 7, pelo UOL.

O levantamento aponta que 50,7% acreditam que o coronavírus foi criado pelo governo chinês. A tese foi defendida por Bolsonaro na última quarta-feira,5, quando ensinou que o pais asiático promove uma “guerra química”, causando uma nova crise.

covid
Crédito: Alan Santos/PR Pesquisa aponta que 50,7% acreditam que covid foi criada pela China

Outra teoria da conspiração defendida por Bolsonaro, de que os hospitais são pagos para inflar o número de mortos por covid-19, faz parte do imaginário de 56,4% dos entrevistados e outros 22,2% acreditam que a Terra é plana.

“O bolsonarismo é cada vez mais exitoso como movimento e cada vez menos bem-sucedido como forma de governo”, escreve Avritzer. Para ele, “os dados expressam um retrato de desinformação, ou da formação distorcida da opinião pública, que afeta decisivamente o debate público e a democracia no Brasil”, diz o cientista político Leonardo Avritzer, da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) em sua coluna no UOL.

Outro resultado assustador da pesquisa é o aumento de apoiadores de um golpe no Brasil. Segundo o estudo, 50,6% dos entrevistados afirmavam ser favoráveis a um golpe de estado em uma situação de muita corrupção. Em 2019 esse percentual era de 29,2%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 27 de abril junto a 2.031 entrevistados (eleitores e não eleitores de Bolsonaro) . A margem de erro do levantamento é de 2,2%.

Compartilhe: