Pesquisa revela: 8 em cada 10 brasileiros temem tortura policial

Por: Redação | Comunicar erro

Amarildo e Claudia eram trabalhadores honestos, tinham família e jamais ofereceram qualquer tipo de risco à sociedade. Hoje, ambos estão mortos, assassinados pelas mãos da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Suas histórias ganharam as capas de jornais, destaque na tevê e renderam um grande debate por todo o país.

Passado o tempo, Amarildo e Claudia são realidade, reflexo e estatística de um país que mata, cala e reprime sob os olhos de uma lei que se veda. Em pesquisa divulgada pela Anistia Internacional nesta terça-feira, 13 de maio, 8 em cada 10 brasileiros assumem temer ser torturados pela polícia.

(reprodução: carlos latuff)
Charge em referência às chacinas ocorridas nas periferias de todo país.

Neste cenário de violência e insegurança, o Brasil assume um papel de destaque, liderando o ranking mundial no quesito abordado. A pesquisa, realizada em 21 países, ouviu 21 mil pessoas em todo o mundo.

A média global dá conta de que 44% das pessoas entrevistadas apresentaram receio de sofrer tortura em seu país de origem. Na sequência, México Turquia e Paquistão completam a lista dos países ameaçados.

A pesquisa integra parte da campanha mundial “Stop Torture”, cuja ideia é chamar a atenção dos governos e incentivar toda a sociedade contra os crescentes casos de abuso policial. Ainda de acordo com o relatório,  casos de violência do estado ganharam força após as ondas de manifestações de junho do ano passado, em ações repressoras que resultaram na morte de civis e outros crimes.

Compartilhe:

1 / 8
1
03:46
‘Pretendo beneficiar um filho meu, sim’ diz Bolsonaro sobre embaixada
Em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro voltou a defender a nomeação de seu filho, …
2
03:15
Num ato de coragem, MBL pede desculpas publicamente
O jornalista Gilberto Dimenstein e a Catraca Livre já foram diversas vezes vítimas das milícias digitais do MBL com as …
3
03:04
O real motivo do ataque de Bolsonaro ao filme de Bruna Surfistinha
Jair Bolsonaro decidiu atacar o filme realizado por Deborah Secco sobre a ex-prostituta Bruna Surfistinha. Motivo oficial: o filme, usando …
4
02:13
Entenda os desdobramentos do caso Tabata Amaral no PDT
O PDT suspendeu a deputada federal Tabata Amaral e outros sete parlamentares que votaram a favor da reforma da Previdência, …
5
02:03
Incêndio em estúdio de animação em Japão deixa dezenas de mortos
Dezenas de pessoas morreram durante um incêndio criminoso que tomou conta do estúdio de animação da Kyoto Animation, na cidade …
6
02:19
Barragem abandonada corre risco de rompimento no interior de SP
Uma matéria publicada pelo G1 alerta para o risco de rompimento da barragem de água em Iaras, no interior de …
7
02:30
O que significa a gargalhada de Caetano Veloso?
Um vídeo do cantor Caetano Veloso gargalhando está viralizando nas redes sociais. O motivo da piada é a entrevista que …
8
01:51
Site ‘Não me Perturbe’ permite bloquear ligações de telemarketing
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou o Não me Perturbe, site que permite bloquear ligações de telemarketing. O sistema …