Petição pede fim do uso de penas e plumas nos desfiles de Carnaval

O abaixo-assinado será enviado aos presidentes das Ligas das Escolas de Samba do Rio de Janeiro e de São Paulo

Uma petição online está recolhendo assinaturas para acabar com o uso de penas e plumas de animais nos desfiles de Carnaval. O abaixo-assinado será enviado a Jorge Castanheira e Paulo Sérgio Ferreira, presidentes das Ligas das Escolas de Samba do Rio de Janeiro e de São Paulo, respectivamente.

O texto pede aos dirigentes das escolas, carnavalescos, figurinistas e patrocinadores para se sensibilizarem com o tema da exploração e maus-tratos contra animais. Até o momento, a petição já passou de 17 mil apoiadores. Para assinar, clique neste link.

O texto pede para as escolas substituírem as penas de animais por outras sintéticas

“Os animais sofrem, são explorados para algo que entendemos ser desnecessário, porque assim como nós, humanos, necessitamos e preservamos nosso corpo físico, nossa pele”, diz o abaixo-assinado. “Por favor, substituam as penas naturais pelas penas sintéticas, sem dor, sem exploração para um carnaval mais ético, mais justo e mais alegre”.

Confira abaixo a petição na íntegra:

Nós, que amamos a natureza e que temos respeito por todas as formas de vida e entendemos que um ser vivo não existe para dispormos dele como bem quisermos, como, por exemplo, arrancando suas penas e plumas para uso de adorno nas fantasias e alegorias de carnaval, pedimos que os senhores dirigentes das escolas de samba, assim como os carnavalescos, figurinistas e patrocinadores sensibilizem-se para esta causa.

Os animais sofrem, são explorados para algo que entendemos ser desnecessário, porque assim como nós, humanos, necessitamos e preservamos nosso corpo físico, nossa pele, eles, os animais não humanos, possuem seu pelo, seu couro ou penas e plumas para também fazerem parte de sua natureza de seu corpo. Se nós, humanos, desejamos ser respeitados, comecemos então, por favor, a ter mais respeito pelos animais não humanos que não tem como se defender da maldade humana. Somos defensores dos direitos dos animais e por isso mesmo nos sensibilizamos com o sofrimento deles.

Compreendemos que para muitas pessoas não há nada de errado, mas há sim, porque onde há dor, sofrimento e exploração, há a falta de consciência de humanos. Já é tempo de pararmos de usar e abusar dos animais de deixa-los seguir seu curso natural de vida. Se queremos a paz , devemos semear a paz, a partir do respeito a tudo e a todos.

Por favor, substituam as penas naturais pelas penas sintéticas, sem dor, sem exploração para um carnaval mais ético, mais justo e mais alegre. As agremiações só tem a ganhar, pois hoje em dia nunca se falou tanto em ecologia, meio ambiente, reciclagem e temas afins. Portanto, a substituição desses materiais de origem animal, seria um passo gigantesco para um espetáculo que o mundo inteiro assiste.

Vamos ser mais conscientes e respeitar mais os animais. A paz, o amor e o respeito, começam a partir de nós!