Petição pede reabertura do Buraco da Minhoca para atividades culturais

Abaixo-assinado pede liberação para atividades de lazer, esportivas e culturais, como exposições, cinema popular, debates e arte circense

Por: Redação | Comunicar erro

Faz mais ou menos quatro anos que o fotógrafo Chico Tchello sai de sua casa, em Carapicuíba, na Grande São Paulo, sentido à estação República do metrô. Com uma caixa de som portátil debaixo do braço e disposição para cruzar a cidade sem pressa ou hora marcada, sua intenção é uma só: levar música aos ouvidos dos paulistanos que transitam por aí.

Neste enredo surge também a história de um conhecido espaço público que se tornou palco de festas, saraus e todo tipo de evento cultural sem lugar próprio na cidade: o Buraco da Minhoca – túnel localizado embaixo da Praça Roosevelt, entre o Minhocão e a Rua Augusta.

“Um dia tava sentado na escadaria da Roosevelt, ouvindo músicas brasileiras no meu pen-drive até sermos advertidos pelos guardas municipais por conta do barulho. Apesar de assumirem que também gostavam da música, tivemos que desligar o som. Por causa disso, procurando um novo lugar, reparei naquele túnel próximo que não passava carros. Levantei e fui para lá”. Naquele dia a festa improvisada duraria até de manhã.

Reprodução
Buraco da Minhoca recebeu edição da Viradinha Cultural e no Carnaval se tornou ponto de encontro dos blocos de rua, reunindo quase 5 mil pessoas

O lugar propício ao isolamento sonoro, bem iluminado e com um espaço livre considerável, passou a receber centenas de pessoas aos finais de semana quando alguma festa acontecia por lá. “Eu não reparei a princípio que as luzes fortes do túnel chamavam a atenção das pessoas que ali passavam. E a cada reunião que acontecia, mais pessoas iam descobrindo o túnel, contando com a presença de inúmeros coletivos culturais da cidade”.

Para organizar melhor o novo espaço que era criado involuntariamente, Tchello decidiu organizar um grupo no Facebook entre os entusiastas que costumavam frequentar o lugar. Ainda sem nome, foi aí em que o túnel se tornou o conhecido “Buraco da Minhoca”, talvez em alusão à teoria utilizada pelos físicos para designar um “atalho” entre espaço e o tempo.

Com a multiplicação das festas, consequentemente, surgiram as primeiras reclamações por parte dos moradores. E das dezenas para as centenas aos milhares, o buraco virou alvo da insatisfação da associação de moradores da região, que passou a pressionar as autoridades para dar um basta na ‘bagunça’ que ali acontecia. Os motivos, dos mais variados: do barulho ao suposto uso de drogas, até problemas menos prováveis como insalubridade.

Depois de incontáveis reuniões reunindo coletivos, a GCM (Guarda Civil Municipal) e a prefeitura, o destino do Buraco da Minhoca foi sentenciado por uma liminar do Ministério Público, que determinou seu fechamento com portões, impedindo o acesso ao local desde o último dia 19 de março.

Abaixo-assinado: por um Buraco da Minhoca com exposições, cinema, debates e arte circense

Desde que foi fechado, há pouco mais de um mês, ações na busca por diálogo com as autoridades pedem a reabertura do Buraco da Minhoca para a realização de atividades culturais. Mobilizados, os coletivos Yopará e MaicknucleaR organizaram um abaixo assinado pedindo a utilização do túnel aos domingos e feriados, visando ações recreativas, esportivas e culturais, a exemplo do tradicional Sarau Utopia do Asfalto, que acontecia todos os últimos domingos do mês. Além de exposições diversas, cinema popular, debates e arte circense.

Compartilhe:

1 / 8
1
03:46
‘Pretendo beneficiar um filho meu, sim’ diz Bolsonaro sobre embaixada
Em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro voltou a defender a nomeação de seu filho, …
2
03:15
Num ato de coragem, MBL pede desculpas publicamente
O jornalista Gilberto Dimenstein e a Catraca Livre já foram diversas vezes vítimas das milícias digitais do MBL com as …
3
03:04
O real motivo do ataque de Bolsonaro ao filme de Bruna Surfistinha
Jair Bolsonaro decidiu atacar o filme realizado por Deborah Secco sobre a ex-prostituta Bruna Surfistinha. Motivo oficial: o filme, usando …
4
02:13
Entenda os desdobramentos do caso Tabata Amaral no PDT
O PDT suspendeu a deputada federal Tabata Amaral e outros sete parlamentares que votaram a favor da reforma da Previdência, …
5
02:03
Incêndio em estúdio de animação em Japão deixa dezenas de mortos
Dezenas de pessoas morreram durante um incêndio criminoso que tomou conta do estúdio de animação da Kyoto Animation, na cidade …
6
02:19
Barragem abandonada corre risco de rompimento no interior de SP
Uma matéria publicada pelo G1 alerta para o risco de rompimento da barragem de água em Iaras, no interior de …
7
02:30
O que significa a gargalhada de Caetano Veloso?
Um vídeo do cantor Caetano Veloso gargalhando está viralizando nas redes sociais. O motivo da piada é a entrevista que …
8
01:51
Site ‘Não me Perturbe’ permite bloquear ligações de telemarketing
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou o Não me Perturbe, site que permite bloquear ligações de telemarketing. O sistema …