Publicidade

Entreter

Porta dos Fundos é criticado por abordagem de diabetes em vídeo

Canal foi acusado de irresponsabilidade por usar humor para falar de doença

Por: Redação | Comunicar erro
...
Publicidade
Porta dos Fundos é criticado por abordagem de diabetes em vídeo
Crédito: Reprodução/YoutubeGregório Duvivier foi criticado por vídeo no Porta dos Fundos

O Porta dos Fundos, canal no Youtube, vem recebendo críticas desde a última quinta-feira, 9, por conta da abordagem usada para criticar outros youtubers no vídeo de mesmo nome, usando como gancho a doença diabetes.

Na esquete, Gregório Duvivier se passa por um youtuber, que decide fazer um desafio e tomar injeções de insulina após comer diversos alimentos calóricos.

Contudo, ao final do vídeo, o personagem acaba morrendo por conta da medicação. De acordo com comunicado divulgado nas redes sociais da ADJ Diabetes Brasil, a representação foi irresponsável.

Porta dos Fundos é criticado por abordagem de diabetes em vídeo
Crédito: Reprodução/YoutubeGregório Duvivier no vídeo “Youtubers” toma uma dosagem muito alta de insulina e é criticado

“A ADJ Diabetes Brasil repudia o vídeo intitulado ‘youtuber’, publicado no dia 09 de agosto de 2018 pelo canal Porta dos Fundos, onde no intuito de fazer uma crítica a outros ‘youtubers’, retrata o diabetes de uma forma errônea. Diabetes é uma doença crônica e um dos grandes problemas de saúde pública no nosso país. Além de transmitir informações infundadas sobre a doença, nota-se no vídeo a ridicularização do profissional de Enfermagem e do uso indiscriminado da insulina, que pode acarretar sérios problemas de saúde, inclusive induzir ao coma ou até mesmo ao óbito”, dizia nota.

A ADJ Diabetes Brasil repudia o vídeo intitulado “Youtuber”, publicado no dia 09 de agosto de 2018 pelo canal Porta dos…

Posted by ADJ Diabetes Brasil on Friday, August 10, 2018

A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD Diabetes) também se manifestou contra o vídeo: “A Sociedade Brasileira de Diabetes [SBD] repudia, com indignação e veemência o vídeo do Canal Porta dos Fundos, intitulado ‘YouTuber’, onde na tentativa de criticar outros youTubers, ridicularizam as pessoas com diabetes, profissionais [o enfermeiro] e o uso indiscriminado de insulina. Longe de ser considerada uma brincadeira, estamos falando de uma doença crônica onde a população sofre também com a falta de informação, esse tipo de conteúdo é extremamente perigoso e põe em risco diretamente a vida de pessoas com Diabetes”.

Nota de Repúdio:A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) repudia, com indignação e veemência o vídeo do Canal Porta…

Posted by SBD – Sociedade Brasileira de Diabetes on Thursday, August 9, 2018

De acordo com o “Uol”, o Porta dos Fundos não irá se manifestar sobre o assunto.

Assista ao vídeo abaixo:

CAUSAS E SINTOMAS

O diabetes é uma síndrome metabólica de diferentes origens, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, gerando um aumento da glicose no sangue. Para explicar as causas, sintomas e tratamentos do diabetes, o Minha Vida conversou com especialistas que responderam algumas das principais dúvidas sobre a doença.

O diabetes ocorre porque o pâncreas não é capaz de produzir o hormônio insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo. A insulina consegue reduzir a glicemia ao permitir que o açúcar do sangue penetre dentro das células. Por isso, se houver falta desse hormônio, ou se ele não agir corretamente, haverá aumento de glicose no sangue e, como consequência, o diabetes.

Confira os detalhes abaixo:

Compartilhe:

Publicidade
Publicidade

Você sabe o que é feminicídio?

O restaurante de comida havaiana do ex-masterchef Ravi

Conheça o lavandário de Cunha

ASMR: O fenômeno do "orgasmo mental"

Publicidade